Associação reforça que é importante separar o profissional que faz publicidade responsável daquele que atua para o mercado de sites ilegais, sem autorização do governo
Em um mercado repleto de sites que operam ilegalmente, diferenciar as casas de apostas autorizadas pelo governo federal daquelas que funcionam clandestinamente nem sempre é uma tarefa simples. Para enfrentar esse desafio, a Associação Nacional de Jogos e Loterias (ANJL), em parceria com o Conselho Nacional Autorregulamentação Publicitária (Conar), tem orientado um grupo importante que trabalha na divulgação paga de bets, os influenciadores digitais, a se especializarem em um novo ramo da comunicação: a publicidade ética das apostas.
O curso é on-line e conta com oito módulos, que abordam temas essenciais, como os princípios da publicidade ética em apostas, responsabilidade social, proteção de populações vulneráveis e as conformidades e requisitos regulatórios. Desenvolvido por especialistas do setor de iGaming da agência Propane, o treinamento está disponível no site trainingcenter.propane.com.br.
A iniciativa, segundo o presidente da ANJL, Plínio Lemos Jorge, busca frear uma das principais portas de divulgação dos sites ilegais no país, que são as redes sociais. E o desafio é grande. Até janeiro, a Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA), do Ministério da Fazenda, solicitou o bloqueio de mais de 11 mil empresas irregulares de apostas. “Sabemos que muitos influenciadores, sem a devida checagem, acabam promovendo casas de apostas clandestinas. Com isso, todos perdem: o influenciador, que pode ser responsabilizado pela divulgação de uma empresa irregular; o apostador, que corre o risco de não receber seu valor ganho; e o próprio mercado regulado, que opera com diretrizes específicas por portarias e decretos”, explica o presidente da ANJL.
Plínio destacou ainda que o curso trata do jogo responsável. “O objetivo é capacitar os influenciadores a produzir conteúdo com informações transparentes sobre a atividade, em conformidade com as práticas legais e acompanhados de mensagens educativas, que buscam prevenir o vício e proteger públicos vulneráveis, como as crianças”, diz o presidente da ANJL.
Segundo o diretor de Comunicação da ANJL e CEO da Propane, Leonardo Benites, o curso ensina a criar campanhas dentro das normas, reduzindo riscos e ampliando oportunidades no mercado. “Não compreender as regras do Conar pode trazer grandes problemas. Multas, restrições, processos e até a perda de parcerias. Além disso, a concessão de influenciadores e afiliados pode ser seriamente prejudicada, dificultando futuras oportunidades”, destaca ele.
Para Benites, o próximo passo é oferecer aos influenciadores capacitados um selo que conceda maior credibilidade à postagem na atividade de apostas. “Com uma abordagem ética e profissional, os influenciadores se tornam mais significativos para marcas e anunciantes, garantindo parcerias. Por isso, é importante separar o profissional qualificado do que atua para o mercado de sites ilegais”, afirma o diretor de Comunicação da ANJL.
Sobre a ANJL
Lançada em março de 2023, a Associação Nacional de Jogos e Loterias defende os interesses de seus associados, do setor e do jogo responsável e íntegro, sempre pautados pelo incentivo ao esporte, pela segurança das apostas e pela contribuição ao desenvolvimento econômico do país. Entre os associados estão: 1xBet, Aposta Ganha, BetBox TV , BetFast, BetNacional, Big Brasil, Clear Sale, Gamewiz, Lucky Gaming LTDA, Mr. Jack, OI Gaming, PagBet, PgSoft, Propane , Responsa Gaming, Reals Bet, Zona de Jogo, Paag , ZRO, AstroPay, StarsPay e Microcash.
Nenhum comentário :
Postar um comentário