sábado, 15 de março de 2025

Nordeste está entre as regiões que mais farão compras no dia do consumidor


Levantamento realizado pelo PiniOn mostra que as regiões Nordeste e Sudeste lideram em intenção de compra e classe A são os que mais buscarão por promoções
O interesse por promoções em datas como o Dia do Consumidor tem aumentado nos últimos anos e um novo perfil vem se destacando: os homens. De acordo com pesquisa inédita realizada pelo PiniOn, empresa de pesquisa de mercado especializada em dados competitivos e comportamentais, cerca de 62% do público masculino demonstra maior engajamento para comprar na data, do que as mulheres (56,7%). Além disso, a classe A e o público mais jovem de 18 a 24 anos aparecem como os mais atentos às oportunidades.

Entre os itens mais buscados para o Dia do Consumidor estão roupas, calçados e acessórios. Dos consumidores entrevistados, 49% escolheram esses itens como os de maior interesse para o período. Em seguida, estão os eletrodomésticos (34,4%), bebidas alcóolicas (31,1%) e smartphones e celulares (30,2%).

“O público mais jovem, sempre mais conectado às redes sociais e influenciado por campanhas publicitárias, tem tido um papel importante na movimentação do varejo. O consumidor brasileiro está cada vez mais estratégico, aguardando momentos de desconto para realizar suas compras. Esse comportamento reflete uma tendência de consumo mais consciente, com foco no custo-benefício, especialmente no atual cenário econômico”, explica Talita Castro, CEO do PiniOn.

A mudança de comportamento de compra dos homens e o consumo inteligente da classe A mostra o quanto esses perfis estão mais propensos a agir no momento certo para garantir as melhores ofertas. Ainda de acordo com especialista, o cenário econômico e a racionalização do consumo mostram que as pessoas estão se planejando mais para as compras. “Muitos preferem esperar datas promocionais para fazer compras mais expressivas, aproveitando descontos para manter um padrão de consumo sem gastar além do necessário. Essa é uma tendência forte para o novo perfil de consumo”, aponta.

O levantamento foi realizado, no mês de fevereiro de 2025, por meio do app do PiniOn e contou com respostas de 1245 consumidores, de uma amostra representativa, entrevistados em todo Brasil.

Nordeste e Sudeste lideram em intenção de compra na data

Quando o tema é geográfico, as regiões Nordeste e Sudeste lideram em intenção de compra na data, mostrando que o interesse nas promoções não está restrito a um perfil único de consumidor. A prática de aguardar datas promocionais para adquirir itens necessários ou desejados também é uma tendência entre os respondentes. 90,8% disseram que costumam esperar por datas promocionais do varejo. Desse total, 59% irão esperar a Semana do Cliente para realizar compras.

O levantamento reforça a importância estratégica da data no calendário comercial e o impacto das ofertas no comportamento de compra. “O consumidor está mais atento às vantagens e tende a priorizar marcas que entregam benefícios reais. Para as empresas, é uma chance valiosa de conhecer mais o seu cliente, fortalecer a relação com seu público, construir fidelidade e gerar confiança a longo prazo”, conclui Talita Castro.

SOBRE O PINION

Fundado em 2013, o PiniOn é uma empresa de pesquisa de mercado que combina tecnologia e engajamento para entregar soluções de pesquisa ágeis e precisas. Por meio de um aplicativo mobile, a empresa engaja usuários para realizar missões com coleta de dados, pesquisas e testes, gerando informações estratégicas e valiosas para empresas de diferentes segmentos, como Unilever, Heineken e Coca-Cola. Como foco no público B2B, a empresa é reconhecida por transformar dados em decisões inteligentes, conectando o mercado ao seu público-alvo de forma inovadora.

 

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