quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Prefeitos elegem novo presidente da Femurn hoje

O confronto direto entre dois candidatos à presidência da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) acontece na manhã desta quarta-feira (15), rompendo uma sequência de três eleições em que o cargo foi decidido por aclamação. Os 167 prefeitos habilitados a votar terão que escolher entre os dois postulantes. O principal favorito nos bastidores, Anteomar Pereira da Silva, conhecido como "Babá", 51 anos, é filiado ao Partido Liberal (PL) e já ocupou três mandatos como prefeito de São Tomé, na região Potengi. Ele também presidiu a Femurn entre 2021 e 2023, sendo sucedido pelo atual presidente Luciano Silva Santos. Babá conta com o apoio do senador Styvenson Valentim (Podemos), do prefeito Paulinho Freire (União) e também é aliado do senador Rogério Marinho (PL).

O outro candidato é Pedro Henrique Silva (PSDB), 41 anos, prefeito reeleito de Pedra Grande, no Mato Grande, e com quatro mandatos como vereador. Ele tem o apoio do governo Fátima Bezerra (PT), bem como de aliados da petista, como o vice-governador Walter Alves (MDB) e o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB).

A diretoria da Femurn tem mandato de dois anos, e todos os prefeitos do estado podem se candidatar, desde que seus municípios estejam em dia com a tesouraria da Federação. A eleição pode ocorrer por escrutínio secreto ou aclamação, conforme o artigo 28 do estatuto da entidade. A última eleição disputada para a presidência aconteceu em 2017, quando Benes Leocádio, hoje deputado federal, foi reeleito pela terceira vez, derrotando os prefeitos Rivelino Câmara (PMDB) e Dagoberto Bessa (PSD), da região Oeste.

A Femurn disponibilizou desde ontem aplicativos para Android e iOS, permitindo que prefeitos que estejam regularizados com a Federação escolham seus próximos dirigentes para o biênio 2025/2026. A eleição será realizada das 8h às 10h30, com tolerância até 11h30 em caso de dificuldades técnicas. Pela primeira vez, o pleito será exclusivamente online, uma inovação da atual gestão, facilitando a participação e garantindo maior sigilo no voto, além de gerar economia para os cofres públicos, já que elimina custos com deslocamentos e diárias.

Nenhum comentário :

Postar um comentário