terça-feira, 14 de janeiro de 2025

|IMD recebe registro para software voltado para banco de leite materno

 Solução foi desenvolvida visando automatizar processos do Banco de Leite da Maternidade Divino Amor

Voltado para otimizar a gestão de procedimentos vinculados ao serviço de banco de leite materno, o Sistema Doama, programa de computador desenvolvido no âmbito do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), recebeu seu registro oficial do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) no mês de dezembro.

Desenvolvido por alunos e professores da UFRN e da Universidade Potiguar (UnP), com o objetivo de ser implantado no banco de leite da Maternidade Divino Amor, em Parnamirim, o Doama visa modernizar processos que atualmente são realizados manualmente, como cadastro de doadoras, controle logístico de coletas e rastreamento do leite materno.

“Tivemos a ideia de fazer o sistema para ajudar o banco de leite de Parnamirim, pois ao conhecê-lo, percebemos que vários processos não são digitalizados e isso ajudaria a otimizar o trabalho da equipe e atrair mais doadoras”, conta a coordenadora do desenvolvimento do Doama, a professora do IMD Anna Giselle Ribeiro.

Ainda em fase inicial, a primeira versão do software já está funcionando no que tange à parte do cadastro. Ana Giselle conta que o Doama foi idealizado em parceria com especialistas da área de saúde materno-infantil da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), em Natal, e da Divino Amor, em Parnamirim.

A docente ressalta que o software ainda não foi implementado e que foi elaborado, em grande medida, de forma voluntária, apesar de, no início de sua execução, ter contado com algumas bolsas de projetos de iniciação científica da UFRN.

Financiamento

No momento, a equipe desenvolvedora busca financiamento adicional para realizar novas funcionalidades para o Doama, incluindo o rastreamento do leite doado e a automação do registro de processos como pasteurização e armazenamento.

“Infelizmente, não estamos com recursos para dar seguimento ao software”, lamenta Anna Giselle. Ela conta que a equipe almeja conseguir alguma fonte que possa financiar o projeto, de modo a ser concluído e implementado. Ela destaca que interessados em auxiliar o projeto podem entrar em contato através do número (84) 99625-8000.

Nenhum comentário :

Postar um comentário