sábado, 27 de julho de 2024

Missões de pesquisa ampliam conhecimentos sobre os sertões

Ampliar os conhecimentos sobre os sertões e levar a experiência para o Programa de Pós-Graduação em História dos Sertões (PPGHC), vinculado ao Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres). Foi com essa proposta que Helder Alexandre Medeiros de Macedo, professor do mestrado do PPGHC, participou d’O Caminho do Sertão, atividade realizada em Minas Gerais, de 6 a 14 de julho.

A atividade foi uma travessia sócio-eco-literária, em que os participantes selecionados percorreram uma caminhada de 192 km, saindo de Sagarana, distrito pertencente ao município de Arinos (MG), com destino ao Parque Nacional Grande Sertão Veredas, na Chapada Gaúcha (MG). A caminhada foi uma missão de pesquisa além das paisagens, passando pela rota dos quilombos Morro de Fogo e Barro Vermelho. A experiência resultou em novas percepções sobre o sertão, que devem ser levadas às pesquisas desenvolvidas no mestrado em História dos Sertões do Ceres.

“O contato com as comunidades quilombolas que passamos durante o trajeto foi importante, como parte de um esforço comparativo com o estudo de genealogias de comunidades quilombolas da região do Seridó norteriograndense. Em particular, as comunidades quilombolas de Boa Vista, em Parelhas, e Macambira, em Lagoa Nova”, explica Helder.

Desde antes da implementação do PPGHC, em 2019, um grupo de docentes têm participado de diversas missões de pesquisa em espaços sertanejos no Brasil e no exterior, com o propósito de conhecer os referidos espaços, ter contato com a população e coletar informações para subsidiar as investigações científicas conduzidas no Campus de Caicó.



A participação no d’O Caminho do Sertão, em Minas Gerais, semeou a ideia sobre a edição de um livro a respeito dos caminhos fotográficos percorridos no mestrado História dos Sertões. “A experiência ampliou a perspectiva da pesquisa no campo do mestrado, formada a partir de populações quilombolas”, ressalta Helder.


Nenhum comentário :

Postar um comentário