O professor Elliot Phebve, 55, é o primeiro a receber uma vacina personalizada experimental para prevenir a recidiva do câncer de intestino, desenvolvida com tecnologia de mRNA, usada também nas vacinas contra a Covid-19. Anunciada pelo NHS do Reino Unido e detalhada pela BioNTech SE, a vacina está sendo testada em ensaios clínicos para avaliar sua eficácia e segurança em evitar o retorno de tumores.
Phebve, diagnosticado com câncer colorretal agressivo em 2023, se voluntariou após cirurgia e quimioterapia. O ensaio faz parte de uma plataforma nacional envolvendo mais de 30 hospitais. As vacinas são criadas a partir das mutações específicas de cada tumor e projetadas para induzir uma resposta imunológica.
Se bem-sucedidas, poderão revolucionar o tratamento oncológico. Desenvolvidas pela BioNTech e Genentech, as vacinas ainda aguardam aprovação regulatória. A iniciativa visa recrutar até 10 mil pacientes nos próximos seis anos, em colaboração com a Genomics England, para proporcionar tratamentos personalizados.
Nenhum comentário :
Postar um comentário