sábado, 22 de junho de 2024

Lagoa Nova homenageia personalidades locais com novas denominações de ruas

Vereador Eliabe Alves, autor das proposições 

Em reconhecimento às contribuições significativas de três ilustres cidadãos para o desenvolvimento e bem-estar de Lagoa Nova, foram sancionadas e publicadas no Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte, leis municipais que denominam novas ruas no Bairro Antônio Aciole. As leis são fruto de proposituras do vereador Eliabe Alves, apreciadas e aprovadas em plenário.

Lei Municipal nº 858/2024

A primeira das leis, a Lei Municipal nº 858/2024, sancionada em 18 de junho de 2024, denomina uma rua localizada no Bairro Antônio Aciole de Cícero Guilherme da Silva.

Lei Municipal nº 857/2024

Também sancionada em 18 de junho de 2024, a Lei Municipal nº 857/2024 homenageia Gregório Bernardo de Melo, denominando uma rua no mesmo bairro com seu nome.

Lei Municipal nº 859/2024

Por fim, a Lei Municipal nº 859/2024, igualmente sancionada em 18 de junho de 2024, denomina a Rua Projetada no Bairro Antônio Aciole de Sebastião Davi do Nascimento.

As denominações são um tributo à memória dessas personalidades, cujas vidas foram marcadas por atos de serviço e compromisso com Lagoa Nova. O vereador Eliabe Alves, autor das proposituras, expressou seu sentimento sobre as homenagens:

"Essas leis são uma forma de perpetuar a memória de pessoas que fizeram a diferença em nossa comunidade. Cícero Guilherme da Silva, Gregório Bernardo de Melo e Sebastião Davi do Nascimento são exemplos de cidadãos que se dedicaram ao crescimento e ao bem-estar de Lagoa Nova. É uma honra poder reconhecer suas contribuições nomeando ruas em sua homenagem."

Com essas novas denominações, Lagoa Nova não apenas honra seus cidadãos, mas também reforça a importância de lembrar e valorizar aqueles que contribuem para o crescimento e desenvolvimento da cidade.

Perfil dos homenageados


Sebastião David do Nascimento

Sebastião David do Nascimento, conhecido como Basto David, nasceu em 7 de outubro de 1945 na Fazenda Paraíso, em Santana do Matos. Sétimo filho de uma família de agricultores, ele teve seis filhos e sempre foi generoso e aberto ao novo.

Trabalhou como feirante e pequeno comerciante antes de comprar sua primeira terra, que valorizava enormemente. Foi um agricultor ousado, construindo uma casa de farinha e se tornando um grande produtor de mandioca, caju, milho, feijão, fava e maracujá peroba, culturas que geravam emprego e renda para a comunidade.

Sua propriedade localizada no Sítio Canta Galo, zona rural de Lagoa Nova foi usada para experimentos agrícolas, servindo de modelo para outros agricultores. Basto David faleceu em 5 de fevereiro de 2005, vítima de um acidente de moto em Cerro Corá. Ele é lembrado como um homem honesto, batalhador e digno.

Cícero Guilherme da Silva

O agricultor Cícero Guilherme da Silva, é um dos pioneiros dessa terra, nasceu em 15 julho de 1916, no vilarejo de Lagoa Nova/RN. Aprendeu desde a infância, a profissão do pai e trabalhou até a velhice na roça.

Casou com Francisca Maria do Nascimento, com ela gerou 21 filhos, desse total criou 10, na simplicidade, com muita dignidade e respeito a sagrada fé em Deus, criador de todas as coisas, que há no céu e na terra.

Faleceu em 05 de outubro de 1994, devido complicações com o diabetes. Deixou o precioso legado, de honestidade, saudades e amizades eternas. Além das louváveis virtudes, deixou netos: 49 netos, 48 bisnetos e 17 tataranetos.

Manoel Gregório de Melo

Manoel Gregório de Melo, conhecido como "Grigorinho," nasceu em Lagoa Nova/RN em 20 de março de 1916, filho de António Bernardo de Melo e Francisca Marcelina do Amor Divino. Desde cedo, aprendeu e trabalhou na agricultura com seu pai. 
Casou-se com Sebastiana Maria Pureza em 12 de dezembro de 1935, tendo 6 filhos com ela e, ao todo, 20 filhos legítimos de três relacionamentos. Manoel contribuiu para o desenvolvimento de Lagoa Nova como agricultor, marchante, comerciante e músico na banda de pífanos local. Faleceu aos 93 anos em 26 de agosto de 2009.

Nenhum comentário :

Postar um comentário