terça-feira, 4 de junho de 2024

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em mais nove cidades afetadas por desastres

Estão na lista os municípios Boa Saúde, São Pedro e Sítio Novo no RN

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta terça-feira (4), a situação de emergência em mais nove cidades brasileiras. Com essa medida, os municípios estão aptos a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Entre os municípios reconhecidos estão Chorrochó e Juazeiro, na Bahia; Boa Saúde, São Pedro e Sítio Novo, no Rio Grande do Norte; e Altinho, em Pernambuco, que tiveram o reconhecimento devido à estiagem. Jequiá da Praia, em Alagoas, por sua vez, foi castigada por fortes chuvas. No Sul do País, Ponta Grossa e Tupãssi, no Paraná, receberam o reconhecimento de situação de emergência em razão do aumento no número de casos de dengue.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) com o valor a ser liberado.

Capacitação para agentes de defesa civil

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. 

Confira a lista completa dos cursos aqui.

Portarias

Confira abaixo os links das portarias que reconhecem a situação de emergência:

Com essa medida, espera-se que os municípios possam agilizar suas ações de resposta e recuperação, minimizando os impactos causados pelos desastres e garantindo maior segurança e bem-estar à população afetada. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário