sexta-feira, 5 de abril de 2024

Primeiro voto: jovens de 16 a 18 anos podem tirar título de eleitor até 8 de maio

Futuro eleitor pode fazer o alistamento de casa, por meio do site do TSE. Eleições ocorrem em outubro para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está incentivando jovens de 16 a 18 anos a participar das eleições municipais deste ano, que ocorrem em outubro para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. A Semana do Jovem Eleitor 2024, realizada de 18 a 22 de março, teve o tema "Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história", com ações especiais em escolas.

Os jovens têm até 8 de maio para tirar o título eleitoral, documento necessário para exercer o direito ao voto. A Justiça Eleitoral destaca que votar é importante para fortalecer a democracia e mudar o futuro da cidade e do estado. Nas eleições presidenciais de 2022, houve um aumento significativo no número de eleitores de 16 e 17 anos, que representaram 51,13% a mais do que em 2018.

O alistamento eleitoral pode ser feito pela internet, através do sistema TítuloNet, onde o jovem deve preencher seus dados pessoais e anexar fotografias comprovando sua identidade. Após o envio, o futuro eleitor pode acompanhar o processo e emitir seu título eleitoral no cartório eleitoral mais próximo. Após solicitar o título pelo Autoatendimento Eleitoral, o eleitor tem até 30 dias para fazer seu cadastramento biométrico.

O voto é facultativo para brasileiros entre 16 e 18 anos e para idosos acima de 70 anos. Jovens de 15 anos que completam 16 até 6 de outubro já podem solicitar a primeira via do título. A Justiça Eleitoral tem um site dedicado ao jovem eleitor para esclarecer dúvidas e incentivar o exercício da cidadania.

Nenhum comentário :

Postar um comentário