O Governo Federal anunciou recentemente um investimento significativo na construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o país, por meio do Novo PAC Saúde. Essa iniciativa visa ampliar a oferta de serviços de saúde primária e melhorar o acesso da população aos cuidados de saúde essenciais.
O programa prevê a construção de 1.800 UBS, com um investimento total de R$ 4,2 bilhões. Essas novas unidades permitirão a expansão das equipes de Saúde da Família (eSF), de Saúde Bucal (eSB), de Multiprofissionais (eMulti) e de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), proporcionando um atendimento mais abrangente e de qualidade para a população.
Estima-se que essa iniciativa beneficiará cerca de 8,574 milhões de pessoas em todo o país, contribuindo significativamente para a melhoria da saúde pública e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Etapa de Formalização:
Os estados e municípios selecionados para receber as novas UBS têm até o dia 10 de maio para preencher a proposta de formalização. Essa etapa é obrigatória para todos os selecionados, incluindo os contemplados por emendas parlamentares. As informações e documentos complementares devem ser apresentados online, no site do InvestSUS.
A formalização das propostas é crucial para agilizar a liberação dos recursos e o início das obras. Quanto mais rápido os proponentes preencherem essa etapa, mais rápida será a implementação das novas UBS e o benefício para a população.
O tipo de instrumento de repasse do Novo PAC Saúde para a construção das UBS é a portaria específica Fundo a Fundo, garantindo a transparência e a eficiência na aplicação dos recursos públicos.
Nenhum comentário :
Postar um comentário