É com profundo pesar que informamos o falecimento de Elias Coutinho Cruz, ocorrido na tarde desta quarta-feira, 24 de abril. Elias, popularmente conhecido como Elias Coutinho,faleceu aos 103 anos de idade, era filho de Francisco Coutinho Cruz e Francisca Fidelis de Maria, e fazia parte de uma grande e conhecida família na comunidade lagoanovense, ao lado de seus irmãos Ana Coutinho, Maria da Penha Coutinho e os irmãos falecidos Manoel Sultério, José, Luiz e Joaquim Coutinho.
Ao longo de sua vida, Elias construiu uma sólida união com Maria das Dores Bezerra, com quem compartilhou mais de 68 anos de vida em comum, sendo pais de nove filhos, um dos quais já falecido. Sua partida deixa uma profunda lacuna em nossa comunidade, especialmente na luta em defesa do trabalhador rural.
Em 17 de fevereiro de 1963, Elias Coutinho, juntamente com seu irmão Joaquim Coutinho e um grupo de cidadãos lagoanovenses preocupados com o futuro da classe dos trabalhadores rurais do município, promoveram a 1ª assembleia ordinária na Escola Rural Lagoanovense. Nessa assembleia, foi discutida a fundação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Lagoa Nova, que na época teve o nome provisório de “Sindicato dos Trabalhadores na Lavoura, Pecuária e Similares”.
Elias Coutinho foi parte integrante da primeira diretoria dessa importante instituição, ao lado de figuras ilustres como Joaquim Coutinho, José Sales Barbosa, Luís Francisco Coutinho, Aristides Bezerra, Cícero Primo da Silva, Antônio Aciole da Silva, Aprígio Ferreira da Silva, Manoel Ferreira da Silva, Severino Pinheiro Guimarães, Aleixo R de Maria e Antônio Guilherme da Silva.
Seu corpo está sendo velado em sua residência na Avenida Silvio Bezerra de Melo, nº 75.
Nenhum comentário :
Postar um comentário