A governadora Fátima Bezerra anunciou durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal, as datas do Fórum de Geoparques dos países de língua portuguesa, que será realizado este ano no Rio Grande do Norte. O evento acontecerá no Seridó Geoparque Mundial da Unesco, em Currais Novos, entre os dias 25 e 28 de junho.
A conferência promoverá o intercâmbio e a troca de experiências entre os gestores dos 10 Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa, sendo cinco em Portugal e outros cinco no Brasil, incluindo o Geoparque Seridó.
A governadora destacou a expectativa para receber os integrantes das unidades de conservação de Portugal e dos países da Língua Portuguesa, apresentando as belezas do Brasil e do Rio Grande do Norte, incluindo a diversidade do povo, da natureza, além da cultura, gastronomia e música.
O Seridó Geoparque recebeu o reconhecimento da Unesco como um território de relevância geológica internacional em abril de 2022, integrando oficialmente o Programa Internacional de Geociências e Geoparques.
A unidade de conservação abrange uma área de 2,8 mil quilômetros quadrados no semiárido do nordeste brasileiro, em seis municípios do Seridó: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas.
O Geoparque Seridó visa garantir a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável com o turismo, unindo a biodiversidade da caatinga ao patrimônio cultural do povo do Seridó.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ressaltou o potencial do turismo como gerador de emprego e renda, destacando o Geoparque dos Países de Língua Portuguesa como um impulso ao turismo responsável e sustentável.
A solenidade de anúncio do Fórum de Geoparques contou com a presença do embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, além de representantes do setor de promoção comercial da embaixada e autoridades locais.
Novas frequências aéreas para o RN
Durante a BTL, a governadora Fátima Bezerra se reuniu com Carlos Antunes, diretor da TAP para o Brasil e América do Sul, para discutir sobre as novas frequências aéreas para o Rio Grande do Norte. A companhia passou a ter voos diários Natal-Lisboa em novembro, início da alta temporada turística.
Antunes garantiu que a frequência dos voos diários será mantida e que em maio haverá um evento em Natal para celebrar os 25 anos de operação desse voo. Portugal é o principal mercado emissor de turistas europeus para o Estado.
A governadora ressaltou a importância da presença na feira de Lisboa para fomentar o turismo internacional, especialmente o europeu, no Rio Grande do Norte, e destacou o papel fundamental da TAP nesse processo.
Na reunião, a governadora estava acompanhada de Ricardo Gesse, executivo da Zurich Airport International, empresa que assumiu recentemente a administração do Aeroporto Internacional da Grande Natal, do presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, e da secretária de Turismo do RN, Solange Portela.
Nenhum comentário :
Postar um comentário