segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Dom Alcivan Celebra a Primeira Missa Episcopal em Lagoa Nova

A comunidade católica de Lagoa Nova aguarda com expectativa o próximo domingo, 11 de fevereiro, quando receberá Dom Alcivan, o primeiro pároco da Paróquia de São Francisco de Assis. Nesta ocasião, ele presidirá a primeira missa episcopal às 19h na Matriz de São Francisco, após sua Ordenação Episcopal como bispo titular e auxiliar da Paraíba.

Nascido em 21 de maio de 1972, em Cerro Corá (RN), Padre Alcivan Tadeus Gomes de Araújo é filho de Valdenor Florêncio de Araújo (in memoriam) e Francisca Alcioneide Gomes de Araújo.

Sua trajetória na ordenação sacerdotal teve início com a matrícula no curso propedêutico do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars, em Caicó, em 1990. No ano seguinte, transferiu-se para o Seminário Arquidiocesano de São José do Rio de Janeiro para cursar filosofia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II e teologia no Instituto Superior de Teologia da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, de 1993 a 1996. Foi ordenado presbítero em 1º de fevereiro de 1997.

Padre Alcivan é mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde cursou sua formação de 2009 a 2012.

Dentro da Diocese de Caicó, desempenhou diversas funções, incluindo pároco, vigário episcopal para Ministérios e Vocações, ecônomo, vigário judicial da diocese e vigário judicial adjunto e vice-presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Natal (RN). Também foi diretor espiritual da Casa de Formação Inicial São João Paulo II e do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars, além de diretor assistente das Rádios 95.9 FM e 102.7 Rural FM de Caicó. Participou como membro do Colégio dos Consultores, do Conselho Presbiteral, da Comissão Diocesana de Arquitetura e Artes Sacras, e do Conselho Diretor da Fundação Educacional Sant’Ana.

Em sua atuação pastoral, desempenhou funções como vigário paroquial das Paróquias de Sant’Ana e Imaculada Conceição em Currais Novos (1997); reitor do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars (1998); administrador da Área Pastoral Autônoma de Nossa Senhora do Patrocínio em São Fernando (RN) (1998); pároco da Paróquia de São Francisco de Assis em Lagoa Nova (RN) (1999-2002); presidente do Departamento Diocesano de Ação Social/DDAS (2004-2007); pároco da Paróquia de São Sebastião de Parelhas (RN) (2003-2009); administrador paroquial da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios de Cruzeta (RN) (2012); pároco da Paróquia de Sant’Ana de Caicó (2015-2022) e Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó (RN) (2023).

Nenhum comentário :

Postar um comentário