O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) divulgou a lista das músicas mais tocadas em shows nacionais no Brasil em 2023, aproveitando o Dia do Compositor (15 de janeiro). A canção "Evidências", de José Augusto e Paulo Sérgio Valle, interpretada por Chitãozinho e Xororó, foi destacada como a mais tocada no país durante o ano passado. O levantamento também incluiu as 20 composições mais populares, com destaque para sucessos como "Boate Azul", "Baby Me Atende", "Arranhão" e outros.
O Ecad revelou que existem mais de quatro milhões de compositores cadastrados em seu banco de dados de gestão coletiva da música no Brasil. Mais de 70% dos titulares de músicas filiados às associações de gestão coletiva são compositores, enquanto o restante é composto por intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos. Do total de compositores, 94% são estrangeiros, e 6% são nacionais.
Os registros são feitos pelos próprios compositores, assim como pelos demais titulares de música, ou por seus representantes. Os compositores estrangeiros são cadastrados no Brasil por meio de contratos de representação entre associações estrangeiras e nacionais. O Ecad utiliza seu banco de dados para identificar as músicas tocadas e captadas no país, distribuindo os valores para as associações, que repassam aos seus filiados.
Os rendimentos em direitos autorais são assegurados aos compositores e artistas mesmo após a morte, conforme estipulado pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98). Os herdeiros continuam a receber esses valores por 70 anos após a morte do autor, ou do último compositor/autor em casos de parcerias.
Nenhum comentário :
Postar um comentário