A Aliança Energia atingiu um marco significativo na jornada coletiva em direção ao bem-estar e desenvolvimento comunitário. No último dia 29 de novembro, em colaboração com a Associação dos Quilombolas da Macambira e a Associação do Assentamento José Milanez, inaugurou três estruturas no município de Lagoa Nova, no Rio Grande do Norte: a Casa de Farinha na Comunidade Quilombola da Macambira, o Museu Quilombola da Macambira e o Ponto de Memória José Milanez, no assentamento de mesmo nome. Essas inaugurações representam passos significativos para apoiar a atividade produtiva e respeitar as tradições locais.
De acordo com Joseane Viola, coordenadora de Relacionamento e Inovação Social da Aliança, a abertura dessas instalações reitera o compromisso contínuo da companhia com o progresso social, a igualdade e o cuidado mútuo. Por isto, a empresa investe em estruturas físicas, em programas, serviços e oportunidades que promovam o florescimento de cada indivíduo que chama essa comunidade de lar. “A Casa de Farinha, o Museu Quilombola da Macambira e o Ponto de Memória José Milanez representam não apenas estruturas inauguradas, mas símbolos de uma história em andamento. Marcam o compromisso contínuo da Aliança com um futuro sustentável e inclusivo para as gerações futuras", destaca.
Casa de Farinha da Macambira
A produção de farinha de mandioca, uma prática profundamente enraizada em diversas comunidades quilombolas e rurais, assegura a subsistência e contribui para a geração de renda e o fortalecimento da identidade cultural local. A versatilidade da mandioca está presente em diversos produtos, como farinha e tapioca, e na utilização para o preparo de pratos típicos. A readequação da Casa de Farinha é parte das compensações realizadas pela Aliança, devido à passagem da Linha de Transmissão (LT) no território, integrando-se ao Programa de Apoio à Atividade Produtiva do Plano Básico Ambiental Quilombola (PBAQ).
Museu Quilombola da Macambira
Após a reforma da estrutura para abrigar o acervo de objetos e artefatos históricos, o Museu Quilombola da Macambira abre as portas para o público, com o objetivo de desempenhar um papel importante na preservação e disseminação da rica cultura quilombola na região. O espaço passa a estar preparado para promover atividades culturais e educativas, contribuindo para fortalecer a identidade e o orgulho da comunidade quilombola.
Ponto de Memória José Milanez
Destinado a divulgar a história do violeiro e líder sindical, que empresta seu nome ao referido assentamento, o espaço funcionará como ponto de encontro e de resgate cultural para os moradores da região e para os turistas. O Ponto de Memória José Milanez se propõe a desenvolver ações educativas, culturais e turísticas de base comunitária, além de uma exposição permanente de livros e materiais históricos que contam a trajetória do artista.
Assesoria de comunicação Aliança Energia
Nenhum comentário :
Postar um comentário