domingo, 10 de setembro de 2023

Tradicional desfile do 7 de setembro em Lagoa Nova marca estreia da Banda Marcial Pr. Trajano Porto

 


O desfile do 7 de setembro é um evento de grande importância no Brasil, pois relembra o dia da independência do país. Neste ano, em Lagoa Nova, a celebração ganhou um toque especial com a estreia da Banda Marcial Pr. Trajano Porto, ligada à Assembleia de Deus local.

Composta por 19 talentosos músicos e sob a direção do maestro Adrian, a banda fez sua primeira aparição pública no largo da Avenida Sílvio Bezerra de Melo, realizando uma ótima apresentação. O que torna essa estreia ainda mais notável é o fato de que muitos dos integrantes da banda não tinham experiência anterior com instrumentos de percussão. No entanto, eles aceitaram o desafio e, com aproximadamente 40 dias de ensaios sob a orientação do maestro Adrian, alcançaram um desempenho notável.

A Banda Marcial Pr. Trajano Porto é fruto de um projeto supervisionado pela superintendente da Escola Bíblica Dominical (EBD), irmã Yone Avelino, e leva o nome do Pastor Trajano Porto de Melo, nascido em Pocinhos/PB em 15 de novembro de 1913, que teve uma vida marcada pela fé e dedicação à comunidade.

Nos anos 30, ao abraçar o evangelho pentecostal, ele enfrentou perseguições por parte de pessoas que não compreendiam a solidariedade humana e cristã. Trajano percorreu várias cidades do interior da Paraíba antes de se estabelecer em Currais Novos/RN em 1942. Lá, ganhou respeito e admiração da população, o que o levou a ser vereador suplente, assumindo a cadeira no período de 1959-1963.

Sua atuação política destacou-se pela defesa da emancipação política de Lagoa Nova/RN, e ele também serviu como delegado de polícia no Governo Aluísio Alves. Mas foi sua dedicação ao serviço religioso que o tornou uma figura icônica na região.

Em 8 de fevereiro de 1981, o Pastor Trajano recebeu a incumbência divina de iniciar um trabalho evangelístico em Lagoa Nova, onde pregou a palavra de Deus por 11 anos. Sua vida foi marcada pela simplicidade, pautada nos princípios da fé cristã. Ele aconselhava suas ovelhas com piedade, movido pelo desejo de vê-las todas no aprisco do Senhor Jesus.

O pastor nunca mediu esforços para disseminar a Palavra de Deus, celebrando cultos em um salão ao lado de sua acolhedora residência e até mesmo indo de carroça de boi para alcançar as comunidades rurais, enfrentando com zelo e carinho a aridez dos corações humanos.

Com recursos próprios, ele construiu o primeiro templo evangélico da cidade, confeccionando bancos, portas e janelas da igreja graças às suas habilidades como carpinteiro. Com a ajuda e compreensão de sua dedicada esposa, Sra. Rosa Martins de Melo (Rosinha), ele instalou o círculo de oração e a Escola Bíblica Dominical.

Ele faleceu em 2 de julho de 2012 aos 98 anos de idade em Pirangi, deixando um legado que ainda hoje perdura. Ele "combateu o bom combate", como descreveu o apóstolo Paulo na segunda carta a Timóteo, sendo um exemplo vivo de homem de fé apostólica e obstinação em defesa do evangelho de Cristo. A igreja que ele construiu continua a crescer e completou três décadas de existência.

Em homenagem a esse grande homem de Deus, os habitantes de Lagoa Nova deram a oportunidade de preservar sua memória dando seu nome a uma rua da cidade, a "Rua Pastor Trajano".
A estreia da Banda Marcial Pr. Trajano Porto no desfile do 7 de setembro é, portanto, não apenas um marco cultural, mas também uma celebração do legado e do compromisso do Pastor Trajano Porto com a comunidade de Lagoa Nova.













Nenhum comentário :

Postar um comentário