Uma iniciativa parlamentar promete mudar o cenário turístico do Rio Grande do Norte ao propor a criação das primeiras Rotas Turísticas Sociais do estado. O Projeto de Lei, que leva a assinatura da Frente Parlamentar do Turismo da Assembleia Legislativa, é de autoria do Deputado Luiz Eduardo e tem como objetivo principal promover a interiorização do turismo no RN, beneficiando diversos municípios que fazem parte dos roteiros planejados.
A justificativa do Deputado Luiz Eduardo para o projeto é clara: possibilitar o acesso a recursos e ações compartilhadas aos municípios envolvidos, impulsionando o desenvolvimento econômico e social dessas regiões. As três Rotas Turísticas Sociais propostas pelo projeto são a "Rota Tilápia Potiguar", a "Rota Camarão" e a "Rota do Queijo Potiguar", cada uma destacando os produtos e atrativos locais específicos.
Os municípios contemplados por essas rotas incluem Nísia Floresta, Senador Georgino Avelino, Canguaretama, Bom Jesus, Serra Caiada, Tangará, Sítio Novo, Santa Cruz, Cerro Corá, Currais Novos e Caicó. Cada um deles possui características únicas e oferece experiências singulares aos visitantes, desde a cultura e gastronomia até belezas naturais.
No entanto, um detalhe que tem gerado discussão é a ausência de Lagoa Nova no projeto da "Rota do Queijo Potiguar". Lagoa Nova, conhecida por seu turismo pujante, clima agradável, gastronomia diferenciada e uma boa rede de hospedagem, foi deixada de fora desta importante iniciativa. O município, além de possuir os elementos já elencados, detém a maior bacia leiteira do Seridó, com uma impressionante produção diária de 15 mil litros de leite. Além disso, abriga duas empresas que produzem produtos derivados do leite.
Nenhum comentário :
Postar um comentário