A 6ª edição do Prêmio Queijo Brasil ocorreu entre os dias 7, 8 e 9 de julho, na Vila Germânica, em Blumenau/SC, e os queijeiros do Rio Grande do Norte tiveram um excelente desempenho, conquistando um total de 15 medalhas. Foram 4 medalhas de ouro, 5 de prata e 5 de bronze, demonstrando a qualidade dos queijos produzidos no estado.
O concurso contou com um recorde de inscrições, alcançando o número de 1.045 amostras, e a participação de 18 estados brasileiros, incluindo o Rio Grande do Norte. Os queijos dos produtores potiguares foram enviados com o apoio do Sebrae/RN, que auxiliou na logística do envio das amostras. Além disso, uma comitiva de 6 pessoas representou o estado no evento, incluindo os produtores Cláudia Araújo da Queijaria JC Caicó, Manaces Leite da Fazenda Barreiras de Encanto/RN, Vitor Rezende da Queijeira Dona Branca de C. Novos/RN, Franciel Minervino (médico veterinário), Kessianny Souza (analista técnica do Sebrae/RN) e Adeilton Silva do Portal Agro Sertão.
O objetivo do Prêmio Queijo Brasil é reconhecer e valorizar os produtores de queijo, além de estimular a melhoria da qualidade dos produtos. O concurso é dividido em quatro etapas: prêmio, feira, palestras e desafio O Queijista. Essa abordagem busca não apenas premiar os melhores queijos, mas também promover a troca de conhecimentos e aprimorar as técnicas de produção.
Dentre as queijeiras do Rio Grande do Norte que foram contempladas com medalhas, destacam-se:
Medalha de Ouro:
Queijeira do Zaca - Queijo de Manteiga.
Queijeira Galego da Serra - Queijo de Coalho.
Queijeira JC - Queijo de Manteiga.
Queijeira Dona Gertrudes - Queijo de Coalho defumado.
Medalha de Prata:
Dona Gertrudes - Queijo de Manteiga.
Dona Gertrudes - Queijo de coalho com Orégano.
Fazenda Rolinha - Queijo Aliança.
Queijeira JC - Queijo de Coalho.
Medalha de Bronze:
Queijeira Dona Gertrudes - Queijo de Coalho.
Fazenda Barreiras - Queijo de Coalho.
Queijeira do Zaca - Queijo de Manteiga ancestral.
Queijeira do Zaca - Queijo de Coalho.
Capril Buxada - Queijo Porreta.
Antônio Cipriano de São João do Sabugi.
Queijaria Dona Gertrudes - Queijo de Coalho.
A conquista dessas medalhas representa o reconhecimento do trabalho dos queijeiros do Rio Grande do Norte e evidencia a qualidade dos queijos produzidos na região. O resultado positivo no Prêmio Queijo Brasil certamente estimula a busca pela excelência e aprimoramento constante por parte desses produtores, fortalecendo a indústria de queijos artesanais no estado.
Nenhum comentário :
Postar um comentário