quarta-feira, 26 de julho de 2023

Luta persistente dos moradores do povoado Manoel Domingos por melhorias na RN-087

Após anos de mobilizações, moradores alcançam compromisso para recuperação da via "estrada da produção"

A persistente luta dos moradores do povoado Manoel Domingos, localizado na zona rural de Lagoa Nova e comunidades adjacentes, por melhorias na RN-087, conhecida como "estrada da produção", tem sido marcada por uma série de atos pacíficos e mobilizações populares. Desde 14 de fevereiro de 2022, os residentes têm buscado soluções para a problemática causada pelo intenso tráfego de veículos de alta tonelagem que circulam incessantemente na via. Após anos de reivindicações, os moradores conseguiram mais uma vez, alcançar um compromisso para a recuperação da estrada e outras melhorias, que devem iniciar em breve.

Em 14 de fevereiro de 2022, o primeiro ato pacífico foi realizado pelos moradores do povoado Manoel Domingos e comunidades vizinhas. Frustrados com a falta de ação das autoridades responsáveis em relação à recuperação da via, os moradores decidiram interditar um trecho da estrada, impedindo o tráfego de veículos que se dirigiam aos parques eólicos em construção. Essa iniciativa visava chamar a atenção para a urgente necessidade de melhorias na RN-087.

Após 84 dias do primeiro ato, em 9 de maio, e diante da inércia das autoridades, os moradores realizaram outro bloqueio. Dessa vez, a mobilização resultou na convocação de uma audiência pública, que aconteceu em 22 de junho, no campo de futebol do povoado Manoel Domingos, Nessa ocasião, os moradores puderam expor suas reivindicações e cobrar ações concretas para resolver os problemas enfrentados na "estrada da produção". 
Desta audiência foi sugerida pelo então deputado Nelter Queiroz, único parlamentar presente no ato público, uma audiência na assembleia legislativa, do estado que aconteceu em 8 de julho de 2022, coincidentemente, Nelter Queiroz foi o único parlamentar presente na audiência realizada na assembleia do estado. 
Graças à pressão popular exercida pelas mobilizações, os moradores obtiveram duas importantes conquistas: a garantia de recuperação da via e a implementação de um processo de umidificação dos setores mais afetados. Essas medidas visam melhorar a trafegabilidade e a segurança da estrada, tão essencial para a região.

Passados 1 ano e 5 meses das primeiras mobilizações, os moradores, conscientes da necessidade de mais melhorias na via que continua em péssimas condições, reuniram-se novamente. Desta vez, realizaram mais dois bloqueios nos dias 25 e 26 de julho, como forma de pressionar por ações mais concretas e efetivas.

Após a intensificação dos protestos, as autoridades finalmente se comprometeram a iniciar as obras de recuperação da "estrada da produção" nesta quinta-feira, dia 27 de julho. Essa conquista representa uma vitória para toda a comunidade, que enfrentou muitas dificuldades para obter a atenção necessária dos responsáveis pela infraestrutura viária local.

A luta persistente dos moradores do povoado Manoel Domingos e comunidades vizinhas por melhorias na RN-087, conhecida como "estrada da produção", foi marcada por mobilizações populares, audiências públicas e atos pacíficos. Após anos de reivindicações, os moradores alcançaram um compromisso para a recuperação da estrada e a umidificação dos setores mais afetados. 

Essas medidas representam um avanço significativo para a região, que agora poderá contar com uma via mais segura e adequada para o intenso tráfego local. A mobilização e perseverança dos moradores demonstram a importância da voz coletiva na busca por melhorias na infraestrutura das comunidades rurais e adjacentes.

Nenhum comentário :

Postar um comentário