O MEC divulgará a ordem de classificação e pré-seleção no dia 11 de julho, em chamada única, no Portal Único de Acesso.
As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2023 do 2º semestre terminam neste sábado, (7) às 23h59. O Ministério da Educação (MEC) liberou a consulta. Você que tanto deseja fazer um curso superior e faz cálculos sobre como pagar, esta é a chance.
Pelo Fies, estão disponibilizados financiamentos para o pagamento das mensalidades de cursos superiores em universidades particulares brasileiras. São oferecidas 77.867 vagas, em 1.265 instituições particulares. Os estudantes podem pesquisar as oportunidades por nome do curso, cidade ou instituição, através pelo site específico do Fies no MEC. Porém, é necessário estar dentro dos requisitos exigidos pelo MEC.
Resultados
O MEC divulgará a ordem de classificação e pré-seleção no dia 11 de julho, em chamada única, no Portal Único de Acesso. O Fies foi criado em 2001 e se destina a conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação, em instituições de educação superior privadas aderentes ao Programa e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).De acordo com o governo, desde 2018, o Fies possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.
Critérios exigidos pelo MEC
Podem se inscrever os candidatos que fizeram qualquer edição do Enem a partir de 2010 e que:Tenham obtido mínimo de 450 pontos (geral, das 5 provas);
Tenham recebido nota acima de zero – não pode ter zerado;
Não tenham hão tenham zerado a redação;
Não tenham participado como treineiro;
A renda familiar mensal, por pessoa, de até 3 salários mínimos.
Cronograma para as inscrições
Atenção ao cronograma do MEC para o Fies, veja.Inscrições: 4 a 7 de julho
Pré-seleção da 1ª chamada: 11 de julho
Prazo para complementar informações dos pré-selecionados: 12 a 14/07
Pré-seleção da lista de espera: 18/07 a 29/08
Para se inscrever
Para se inscrever, o participante precisa ter o cadastro no Login Único do Governo Federal e criar uma conta no gov.br.
Caso já tenha o cadastro, basta que o interessado realize o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha.
As inscrições para o Fies são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, no Portal Acesso Único.
No momento da inscrição, o candidato deve informar:Número do CPF;
Endereço de e-mail pessoal válido;
Os nomes dos membros do grupo familiar, com o número de CPF dos membros com idade igual ou superior a 14 anos de idade, as respectivas datas de nascimento;
Renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar;
Ordem de prioridade das três opções de curso, turno e local de oferta da instituição de educação superior entre as disponíveis no referido grupo.
Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar a opção de grupo de preferência, bem como efetuar o cancelamento, devendo inclusive se certificar das opções escolhidas até o término do prazo de inscrição.
A classificação no processo seletivo do Fies será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada no sistema.
A inscrição é feita via Portal Único de Acesso ao Ensino Superior – Fies
Nenhum comentário :
Postar um comentário