terça-feira, 11 de julho de 2023

Iniciativas de museologia social do Seridó Potiguar participam do I EMUSE

O I Encontro Nacional de Educação Museal (EMUSE) foi marcado pela presença e participação ativa de representantes das iniciativas de museologia social da região do Seridó Potiguar, no Rio Grande do Norte. Uma comitiva composta por oito representantes da Rede de Pontos de Memória e Museus de base comunitária do RN participou do evento, que ocorreu entre os dias 6 e 8 de julho. Durante o encontro, eles tiveram a oportunidade de participar de atividades formativas, discutir políticas públicas museais e apresentar propostas de fomento para o setor.

Destaque especial foi dado às lideranças comunitárias da comunidade quilombola de Macambira e do Assentamento José Milanez, ambos localizados no município de Lagoa Nova, que representaram o Seridó Potiguar durante o evento. Essas iniciativas de memória e museologia social estão sendo organizadas com o apoio social da Empresa Aliança Energia. Durante o encontro, suas experiências foram compartilhadas em uma mesa de debate com o tema "Políticas públicas de fomento ao campo da museologia social".

Vilmário Candido, representante do Museu Quilombola de Macambira, ressaltou a importância da participação no EMUSE como essencial e necessária para a compreensão do papel social e educativo dos museus, tanto os localizados em áreas urbanas quanto os rurais. Esses espaços devem ter em sua essência a história contada pelos moradores locais, além de promover e ensinar a cultura daquela região.

Antônio Costa, representante do Ponto de Memória José Milanez, enfatizou a oportunidade de trocar experiências e adquirir conhecimento em eventos como o EMUSE, que reúne iniciativas de diferentes partes do Brasil, com formas variadas de fazer cultura e realidades diversas.

O I Encontro Nacional de Educação Museal e Museologia Social (EMUSE) aconteceu em Cachoeira, na Bahia, e reuniu cerca de 350 pessoas de diversos lugares do Brasil. Como parte de um esforço institucional para contribuir com o desenvolvimento social, histórico e turístico das localidades de Macambira e do Assentamento José Milanez, também estiveram presentes no evento a representante da Secretaria de Cultura do município de Lagoa Nova, Vitória Lívia, e o chefe do setor de responsabilidade social da Empresa Aliança Energia, Marcelo Werly.

Nenhum comentário :

Postar um comentário