domingo, 12 de março de 2023

Lagoa que deu origem a cidade de Lagoa Nova, um caso de descaso

Foto: Arquivo 

Em 22 de março é comemorado o dia mundial da água. Essa data nos faz refletir sobre este importante bem para a humanidade, e pensando nisto copilei um excelente artigo escrito pelo jornalista e escritor Marcus César Cavalcante que retrata a poluição da lagoa, que deu origem a cidade de Lagoa Nova.


 Um caso de descaso

Uma lagoa descoberta no século XVIII, na chã da serra, com água límpida que matava a sede do gado, ficou conhecida como Lagoa Nova. Foi essa lagoa que deu seu nome para a cidade de Lagoa Nova. Mas foi essa cidade que deu as costas para a lagoa que lhe nome. A lagoa que deveria ter sido preservada, poderia hoje ser um ponto de atração turística, além de um patrimônio cultural, se fosse preservada, com acesso e urbanizada. As pessoas que que visitam lagoa nova sempre perguntam se o nome da cidade tem relação com alguma lagoa e quando ficam sabendo que sim, querem conhecer a lagoa que deu origem a cidade. Ocorre que essa lagoa ficou escondida e a alguns anos essa lagoa ganhou uma vizinha, uma outra lagoa ao seu lado para lhe fazer companhia, só que uma companhia indesejada, por se tratar-se de uma lagoa de dejetos de esgoto. A poluição e o cheiro desagradável predominam em todas as proximidades do berço de Lagoa Nova.

Não se faz necessário apontar culpados por esse descaso, desrespeito e desamor por Lagoa Nova, pelo fato de ter sido uma falta cometida por várias gestões ao longo do tempo, associada à displicência e falta de interesse da coletividade por algo tão sério e importante. Mas, resta-nos sim, reivindicar o resgate desse patrimônio histórico da cidade, com sua recuperação, acesso e urbanização, corrigindo assim essa falha coletiva. Essa, com certeza, não é a herança que queremos deixar para as futuras gerações e ainda é tempo de se iniciar uma sensibilização do poder público para dar o ponta pé inicial. Entre das muitas prioridades governamentais que a cidade necessita, essa precisa ser uma bandeira defendida por toda a população de Lagoa Nova.

Por Marcus César Cavalcante
Jornalista, historiador e editor da Revista Lagoa Nova Em Foco

Nenhum comentário :

Postar um comentário