sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Por que e para que temos uma câmara de vereadores?

Por Márcia Araújo

Sei que muitos de nós não damos o devido valor a essas personalidades que formam a câmara de vereadores no processo dos 4 anos. Alguns até fazem disso carreira. Costumamos valorizar o pequeno e curto momento de campanha. Alguns até mudam sua rotina para apoiar seu candidato. Fiz isso. Porém, o que precisamos compreender, e graças a Deus muitos já fazem isso, é que o mais importante não é a campanha e sim o processo durante o mandato.

Entre as funções do poder legislativo, que os representantes eleitos pelo povo de cada município devem fazer, compreendendo que o vereador é a ligação entre o prefeito (governo) e o povo, está a nobre função de ouvir o povo, ou seja, seus eleitores, além de propor e aprovar esses pedidos na Câmara Municipal.

Infelizmente o povo não foi ouvido na Sessão Extraordinária que aconteceu na última segunda feira, dia 26.12.22. E olha que o povo gritou, implorou até. Mesmo assim não foi ouvido.

A lei de N° 599/2017 foi alterada e dela foi retirado o Adicional de Tempo de Serviço, que constava em seu Art. 4°, no inciso V, por meio do projeto de lei aprovado na última segunda-feira. (Ver fotos)

A Lei de N° 599/2017, se não tivesse perdido seu valor, esse ano daria aos servidores o direito ao recebimento de adicional de 5%, já que se trata de quinquênio.

Infelizmente o povo não foi ouvido. Mesmo em tempos difíceis, onde nos últimos 5 anos o real perdeu 30% do seu poder de compra, o que faz com que todo ganho seja mais do que bem vindo.
Aqui deixo o "lamento" de muitos nesses dias.
Lamento pelos que votaram a favor do projeto.
Lamento pelos nobres vereadores que não compreenderam o mal que fizeram.
Lamento pelos que não foram, pois os que calam consentem.
Lamento pelos que não tiveram a coragem de olhar de frente para seu povo.
Lamento pelo que aplaudiu. Esse não sabe verdadeiramente o seu lugar na Câmara.
Lamento por quem se absteve, pois quem se abstém rejeita seu direito de fazer o certo.
Lamento por quem falou bonito, mas no final deu seu não ao povo.
Lamento, principalmente, por todos aqueles que ao dizer sim ao projeto estavam baseados em seus próprios desejos (interesses).

Márcia Araújo­

Formada em letras pela UFRN, Especialista em Alfabetização + Neurociência também pela UFRN. Especialista no PROEJA/ Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Mestranda no Profletras/UFRN

Nenhum comentário :

Postar um comentário