sábado, 5 de novembro de 2022

Transcorridos 5 anos desde sua sanção, lei que homenageia Raimundo de Bezinha ainda não foi cumprida

Sancionar leis é fácil, a sociedade quer mesmo é vê-la sendo cumprida. Em nossa cidade de Lagoa Nova não poderia ser diferente dos demais municípios que formam esta pátria varonil. Um exemplo claro, trata da LEI Nº 579/2017, que autorizou a gestão municipal a denominar de RAIMUNDO DE BEZINHA, o Palco Artístico Cultural situado no espaço da nossa feira livre. Passados 5 anos, não foi colocado nem sequer uma minúscula placa indicando que aquele palco leva o nome de Raimundo de Bezinha.

Mais afinal editor, quem foi Raimundo de Bezinha?

Para responder esta indagação, fui em busca de seus companheiros de arte que no passado integraram o hoje extinto Teatro Baraúna e prontamente fui retribuído por Dinha Vitor que nos presenteou com um riquíssimo texto que retrata a pessoa de Raimundo de Bezinha.


Raimundo de Bezinha 


"O que é um palco? estrado ou tablado destinado às representações, geralmente de madeira, fixo ou móvel, e que pode apresentar diversos formatos, de acordo com a localização da plateia.  Pois é: Raimundo foi um ator nato, ou seja já nasceu com o dom de artista, com arte de representar. Mas Raimundo de Bezinha extrapolou o palco, Raimundo, filho de Pedro Henrique e Dona Bezinha, cujo amor pela cultura veio desde criança pois era filho de um grande violeiro, conseguia como ninguém tirar a atenção da plateia para seus personagens na rua, porque foi no teatro de rua, na roda que Raimundo se destacou, pelo poder da criação nos seus diferentes personagens. Começou no semicírculo no espetáculo A farinhada do Grupo de Teatro Baraúna. Mas foi com a personagem Luiza da Festa do Rei de Racine Santos no Boca de Rua em Currais Novos que ele arrancou muitas risadas da plateia pela sua originalidade, cuidado e carinho com o que fazia, bem como os repentes que tirava quando estava de palhaço. Como ótimo ator que contribuiu de forma gratuita para a cultura de Lagoa Nova que Raimundo de Bezinha merece essa singela é simples homenagem. Um simples nome de um palco. Porque essa demora em retribuir com essa simples homenagem póstuma a esse grande ator?"

Texto Dinha Vitor

Nenhum comentário :

Postar um comentário