segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Aliança Energia patrocina projeto Animação Ambiental

Moradores da Comunidade de Quilombola da Macambira, no Rio Grande do Norte, poderão assistir filmes em sessões de cinema ao ar livre
O Projeto Animação Ambiental, do Instituto Marlin Azul, está pronto para pegar a estrada e cruzar parte do país. Um caminhão-cinema preparado para se transformar em cabine de projeção, equipado com uma tela de seis metros de altura por oito metros de largura, projetor, sistema de sonorização e 200 cadeiras para acomodar os espectadores desembarcará nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Minas Gerais. O projeto é patrocinado pela Aliança Energia, via Lei de Incentivo à Cultura.

A primeira parada da caravana será no dia 29 de novembro, na Comunidade Quilombola da Macambira, no pequeno município de Lagoa Nova, no Rio Grande do Norte, onde acontecerá, às 19h, em frente ao Centro Cultural (antiga Casa da Farinha), o lançamento da animação “Flores da Macambira”, criada pelas crianças da comunidade.

Essa foi a primeira vivência do Projeto Animação Ambiental numa comunidade quilombola. A novidade envolveu um grupo de 40 crianças para a oficina realizada em julho, no Centro Cultural. Na ocasião, a primeira atividade da garotada consistiu em uma roda de conversa sobre as memórias, as lutas, as brincadeiras, os jeitos de ser e as formas de viver do lugar. Inspirados pela força, a beleza e a resistência da Macambira, uma planta espinhosa encontrada no sertão, os jovens quilombolas mostraram como é o lugar onde moram, brincam e vivem em comunidade.

Com a orientação dos animadores Quiá Rodrigues e Marinéia Anatório, as crianças contavam as histórias ao mesmo tempo em que experimentavam técnicas do Desenho 2D, stopmotion (massinha e recorte) e pixilation (animação com pessoas) para construir as cenas. Assim, os depoimentos direcionaram o roteiro e ajudaram a compor a narração da obra. A cantoria das aulas de capoeira com toadas sobre as histórias da região inspirou a trilha sonora do curta, completando a criação colaborativa e compartilhada. Agora está chegando a hora de apresentar a obra para todos os moradores em uma sessão ao ar livre e gratuita.

O Projeto Animação Ambiental também foi realizado nas cidades de Icapuí, no Ceará, e Ribeirão Vermelho, em Minas Gerais, e em breve os moradores dessas localidades assistirão na telona a sessões de lançamento dos filmes feitos por crianças e adolescentes de lá durante oficinas de iniciação audiovisual.

Fique por dentro do Projeto

No ano de 2001, o Instituto Marlin Azul percebeu em uma sessão de cinema organizada pela instituição para o público infanto-juvenil o desejo latente de crianças e adolescentes de expressarem suas ideias, emoções, aspirações e talentos através da criação de seus próprios conteúdos audiovisuais. Desde então, oficinas de iniciação na linguagem do cinema de animação movimentaram o universo escolar ao propor novos jeitos de aprender, trabalhar em grupo, despertar a criatividade, aguçar a imaginação e desenvolver habilidades pessoais e sociais.

No ano de 2016, o projeto avançou no aprofundamento da reflexão sobre o respeito e a preservação da natureza por meio do Projeto Animação Ambiental, aprovado na Lei de incentivo à Cultura e patrocinado pela Aliança Energia. Além dos curtas inéditos “Flores da Macambira” (2022), de Lagoa Nova (RN), e “Memórias da Infância” (2022), de Ribeirão Vermelho, em Minas Gerais, a companhia também investiu nas animações “As Aventuras do Chauá” (2016), em Aimorés (MG), “Os Segredos do Rio Grande” (2017), em Lavras (MG), “Vento Viajante” (2019) e “Era uma Vez em Icapuí” (2021), ambos produzidos por estudantes da rede pública de Icapuí, no Ceará.

Em mais de duas décadas de atuação, o Projeto de Animação realizou 90 filmes, participou de mais de 900 festivais e mostras, dentro e fora do país, reunindo 60 premiações. Todas essas animações foram realizadas por alunos de escolas públicas municipais e finalizadas por alunos e monitores do Ponto de Cultura Animazul. Conheça parte do acervo em cine.animazul.org.br.

Nenhum comentário :

Postar um comentário