Confira números das eleições, o que pode ou não pode e o que precisa para votar neste domingo (2)
Neste domingo (2), 2.554.727 potiguares deverão ir às urnas escolher seus representantes para os próximos quatro anos em cinco cargos diferentes - entre eles, governador e presidente.
A votação tem início às 8h e se estende até às 17h, seguindo o horário de Brasília. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforça que eleitores que estiverem na fila após esse horário poderão exercer o direito ao voto.
Para votar, o Tribunal Superior Eleitoral não exige o titular de eleitor, sendo obrigatória apenas a apresentação de um documento oficial com foto.
Cargos em disputa e ordem de votação
A votação deste domingo (2) definirá representantes para cinco cargos diferentes. Neste pleito, será uma escolha por cargo, obedecendo a seguinte ordem:
Deputado federal;
Deputado estadual;
Senador;
Governador;
Presidente da República.
Ainda segundo o TSE, o eleitor deverá ficar atento com essa sequência, que não muda. O órgão disponibilizou um simulador de votação, para que o eleitor possa praticar e treinar suas escolhas.
O que pode ou não pode
O eleitor precisa seguir algumas regras para conseguir registrar suas escolhas. É proibido entrar na cabine portando celular ou qualquer equipamento de que possa comprometer o sigilo do voto.
Quem votar pode se manifestar individualmente, mas é vedada a manifestação coletiva e promoção de aglomerações com vestuário padronizado. Também é proibida
Ainda sobre vestuário, é permitido votar de bermuda e chinelo, sendo proibida a entrada em nas zonas eleitorais sem uso de camisa ou trajando roupas de banho, como biquíni, maiô ou sunga.
Números das eleições
Serão 8.006 seções distribuídas em 1.514 locais de votação espalhados pelos 167 municípios do Rio Grande do Norte.
As eleições no Rio Grande do Norte terão 8.006 seções distribuídas em 1.514 locais de votação. Todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte terão a possibilidade de seus cidadãos votarem.
O estado foi dividido em 60 Zonas Eleitorais, sendo Natal (5) e Mossoró (4), municípios mais populosos e com maior número de eleitores do RN, os que possuem maior número de Zonas.
Serão 30.786 mesários atuando nas eleições e 8.914 urnas destinadas ao pleito no Rio Grande do Norte.
O estado contou com 11.063 eleitores que solicitaram votação em uma seção diferente da sua e 4.425 eleitores de outros estados que solicitaram o voto no Rio Grande do Norte.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) afirma que as eleições, caso se estendam até o segundo turno, devem custar R$ 10,2 milhões aos cofres públicos. O valor é referente apenas a operação feita no Rio Grande do Norte.
Nenhum comentário :
Postar um comentário