A “Jornada Estadual: Povos e Comunidades Tradicionais e Grupos PopulacionaisTradicionais e Específicos (GPTE’s) no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)” promovida pelo Governo do Estado e executada pela Secretaria de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) será um estímulo à identificação, acompanhamento e inclusão desses povos e grupos que vivem no Rio Grande do Norte na rede de proteção socioassistencial e dos benefícios das políticas públicas.
O início da Jornada será dia 1º de junho com a conferência “Povos e comunidades Tradicionais e Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTEs) no SUAS”, das 9h30 às 11h 30 no canal da Sethas no youtube.
“No governo da professora Fátima Bezerra, a Gestão Estadual do SUAS (COGESUAS) da Sethas vem desenvolvendo um trabalho de identificação, acompanhamento e inclusão dos Povos e Comunidades Tradicionais no SUAS”, assinala a titular da Sethas, Iris Oliveira.
A Jornada, explica a secretária Iris Oliveira, é um momento para a discussão, a reflexão e o acompanhamento da orientação técnica que a Sethas proporciona aos municípios.
“É uma Jornada voltada para Comunidades e Povos Tradicionais para pensar e construir o trabalho junto com os municípios, o que inclui o acompanhamento, a identificação, e a inclusão no Cadastro Único das populações ribeirinhas, quilombolas, indígenas e ciganas no Estado”, resume a secretária.
Muitas vezes, explica Iris Oliveira, esses grupos e segmentos ficam de fora da rede de atendimento e dos benefícios das políticas públicas do SUAS por não estarem no CadÚnico.
ANTROLOGIA
A antropóloga e doutoranda em Antropologia pela UFRN, Taisa Lewitzki, autora do Informe Temático “Povos Indígenas e Direitos Socioassistenciais” no período em que esteve como bolsista-pesquisadora da Sethas, explica que a publicação fornece dados para que trabalhadores(as) do SUAS como gestores(as), técnicos(as), membros de conselhos e outras pessoas que efetivam a política nacional da assistência social.
De acordo com os dados do Informe hoje há uma subnotificação dos Povos e Comunidades Tradicionais no RN e preocupação em relação a efetivação de seus direitos porque muitas dessas pessoas não estão no Cadastro Único, instrumento de validação para as políticas públicas e seus benefícios como, por exemplo, o direito à inclusão no Programa Bolsa Família.
O Informe Temático: Povos Tradicionais e Direitos Socioassistenciais está disponível no site da Sethas (www.sethas.rn.gov.br) menu Documentos, aba Publicações para impressão e download.
PROGRAMAÇÃO
· 01/06/2021 – Conferência de abertura (9:30 às 11h30).
Tema: Povos e comunidades Tradicionais e GPTEs no SUAS
Mesa de abertura: Secretária da SETHAS, Dra. Iris de Oliveira e representações de lideranças indígenas, quilombolas, povos de terreiro, ciganos e ribeirinhos.
Conferencistas: Taisa Lewitzki, Antropóloga, Doutoranda em Antropologia (UFRN), Elizângela Cardoso, Assistente Social, Coordenadora de Estudos e Projetos da SETHAS (confirmadas)
Coordenação: Carlos André Lucena da Cruz - Subcoordenador da Gestão do Trabalho e Educação Permanente
MINICURSOS:
De 9h30 às 12h
· 08/06/2021 – POVOS QUILOMBOLAS e o SUAS
· 15/06 /2021 – POVOS INDÍGENAS e o SUAS
· 22/06/2021 – POVOS CIGANOS e o SUAS
· 29/06/2021 – RIBEIRINHOS, PESQUEIROS NO SUAS
· 06/07/2021 – POVOS DE TERREIRO NO SUAS
· 13/07 - ENCONTRO ESTADUAL DE EQUIPES VOLANTES - TEMA: TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS EM TERRITÓRIOS RURAIS E DE DIFÍCIL ACESSO
Nenhum comentário :
Postar um comentário