O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), foi fotografado andando de moto dentro da área do Palácio da Alvorada e conversando com garis. O presidente estava sem máscara, o que contraria a recomendação de especialistas médicos.
De acordo com o governo do Distrito Federal, porém, o presidente não quebrou nenhuma lei. Ele está dentro de sua residência, onde o uso de máscara não é obrigatório.
Dois infectologistas ouvidos pela CNN disseram que, teoricamente, o presidente também não está mais no período em que ele transmite o vírus.
"O primeiro teste positivo para a doença saiu há 16 dias, em média a janela dura duas semanas. A possibilidade de ele transmitir é praticamente nula”, disse Rodrigo Contrera do Rio, do Instituto Emilio Ribas
Ele acrescenta que ainda não há informações concretas que determinem se a reinfecção é possível ou não. E, mesmo que não possa pegar Covid-19 novamente, ele pode colocar em risco as pessoas ao seu redor por não seguir as recomendações sanitárias.
Raquel Stucci, infectologista da Unicamp, afirma que o presidente pode ser vetor do vírus e infectar outras pessoas, mesmo não estando mais na janela de transmissão. "É importante manter o isolamento e as práticas de higiene em ambientes coletivos", disse.
Nenhum comentário :
Postar um comentário