O Facebook classifica usuários que denunciam publicações como
"notícias falsas", atribuindo maior ou menor pesos à sua confiabilidade.
O sistema da rede social dá uma nota maior àquelas pessoas autoras de
uma denúncia de um conteúdo que depois foi confirmado por agências de
checagem. Já os autores de questionamentos não endossados na análise da
rede social teriam um impacto no seu grau de confiabilidade.
Segundo a gerente de produto responsável pelas estratégias de combate
à desinformação da empresa, Tessa Lyons, a nota dada aos usuários não é
um indicador absoluto, mas uma referência usada para avaliar denúncias
de posts enviadas pelos usuários. A medida estaria relacionada à
preocupação de haver pessoas apontando mensagens como falsas por
discordar do conteúdo ou da fonte da informação. A informação foi dada
pela executiva em entrevista ao jornal The Washington Post, dos Estados
Unidos.
Segundo o escritório do Facebook no Brasil, a classificação é
utilizada para evitar o uso indevido da ferramenta de denúncia.
"Estamos desenvolvemos um processo para proteger nossa comunidade de
pessoas que denunciam de forma indiscriminada conteúdos como sendo
falsos na tentativa de burlar as regras da plataforma. Fazemos isso
para ter certeza de que nossa luta contra a desinformação seja mais
efetiva", afirmou a empresa por meio de sua assessoria.
A denúncia de posts é uma das ferramentas disponibilizadas pela
plataforma para identificar desinformação. Ela é um dos canais
utilizados para análise realizada por sistemas informatizados, por
equipes responsáveis pela avaliação de textos com indícios de problemas
ou por agências de checagem de fato parceiras. A empresa, contudo,
afirma que não remove uma publicação por ser uma “notícia falsa”, mas
pode reduzir seu alcance.
“Não é incomum pessoas nos dizerem que algo é falso simplesmente
porque discordam da premissa de um artigo ou estão intencionalmente
visando um veículo”, afirmou Lyons ao jornal.
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