Decisão do MEC ocorre após mudança no formato de pedido de isenção
Os estudantes
da última série do ensino médio de escolas da rede pública terão
gratuidade automática ao se inscreverem no Exame Nacional do Ensino
Médio (Enem) deste ano, mesmo os que não tiverem solicitado a isenção de
pagamento da taxa de inscrição. O Ministério da Educação e o Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
decidiram excepcionalmente assegurar a gratuidade para esses candidatos,
por causa da mudança de formato do pedido de isenção, que começou a ser
adotada neste ano.
Para esses participantes, não será gerada uma Guia de
Recolhimento da União. A guia será paga apenas pelos candidatos que
tiveram a solicitação de isenção da taxa reprovada pelo Inep e pelos que
não tinham direito à isenção e estão acessando o sistema pela primeira
vez.
Até o ano passado, o pedido de isenção da taxa de
inscrição no Enem era feito junto com a inscrição, mas a partir deste
ano quem tem direito à gratuidade teve que fazer a solicitação no mês
passado. O período de inscrições começou na última segunda-feira (7) e
vai até as 23h59 do dia 18 de maio.
Todos os interessados em fazer o exame devem se
inscrever, mesmo os que já conseguiram a isenção. O prazo para pagamento
da taxa de inscrição, no valor de R$ 82, termina em 23 de maio. As
provas estão marcadas para 4 e 11 de novembro.
Inscrições
Até as 10h de hoje (9) mais de 2,15 milhões de
pessoas já tinham feito a inscrição no Enem. As inscrições são feitas
exclusivamente pela internet, na Página do Participante, disponível no portal do Inep.
Para fazer a inscrição, o participante deve
apresentar o número do CPF e o documento de identidade e criar uma
senha. O número de inscrição gerado e a senha cadastrada deverão ser
anotados em local seguro, pois serão solicitados para o acompanhamento
da situação da inscrição na Página do Participante. Esses dados também
serão usados para consulta do Cartão de Confirmação da inscrição e para a
obtenção dos dados individuais dos candidatos.
Na hora da inscrição, o candidato deverá informar um endereço de e-mail
válido e um número de telefone fixo ou celular, que serão usados para
enviar informações sobre o exame. Também deve ser indicado o município
onde o candidato quer realizar o exame e o idioma em que quer fazer a
prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
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