Link para acesso ao VLibras foi inserido em barra de página
principal do sítio da instituição na internet, reduzindo barreiras de
comunicação e ampliando acesso à informação para pessoas surdas
O Ministério Público do Rio Grande do Norte promove a partir de hoje (1) mais uma reformulação em seu portal na internet (www.mprn.mp.br), buscando torná-lo mais funcional e acessível para pessoas com deficiência. A instituição insere na barra do menu principal do seu sítio eletrônico o ícone para acesso ao VLibras (www.vlibras.gov.br), suíte de ferramentas utilizadas na tradução automática do português para a língua brasileira de sinais.
Resultado de parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Universidade Federal da Paraíba, a ferramenta, de código aberto, vem sendo disponível em portais do Ministério Público em todo o País, por determinação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
O diretor de Tecnologia da Informação (DTI), do MPRN, Salerno Ferreira de Sousa Silva, informou que é possível utilizar o VLibras no computador desktop, em smartphone e tablet para traduzir conteúdos digitais em texto, áudio e vídeo, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.
“É um software importante para pessoas com deficiência, disponibilizado para download, que traduz áudio, vídeo e texto na linguagem de libras e permite que pessoas surdas acessem os conteúdos em sua língua natural, reduzindo muito as barreiras e ampliando o acesso à informação”, destacou.
O gerente de sistemas do MPRN, Hudson Soares Leite Júnior, informou que um modo simples de fazer uso da ferramenta, é baixar o VLibras em versões diretas para os navegadores (Google Chrome, Firefox e Safari). Depois, para optar em ler uma notícia na linguagem de sinais, é só selecionar o conteúdo e solicitar tradução. Uma janela será aberta, e um agente animado virtual em 3D fará as traduções através de sinais ou letra a letra, quando a edição de sinais ainda não tiver sido desenvolvida para um ou outro termo mais específico.
Os surdos representam uma parcela significativa da população brasileira
e mundial. Segundo o censo demográfico do Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, existem, no Brasil, cerca de 9,5
milhões de pessoas com algum nível de deficiência auditiva, o que
representa cerca de 5,1% da população brasileira, sendo a língua
brasileira de sinais (LIBRAS) um meio legal de comunicação e expressão
da população, nos termos da Lei n. 10.436/2002.
Acesse e veja o link
Nenhum comentário :
Postar um comentário