quinta-feira, 4 de maio de 2017

Por que tantos jovens abandonam o ensino médio no Brasil

Estudo do Movimento Todos Pela Educação identificou que os estudantes do período noturno têm maior dificuldade para concluir os estudos

Sala de aula da faculdade Anhanguera do grupo Kroton
 Mais de 39% dos estudantes de ensino médio do Brasil afirmam que a situação financeira é hoje a principal dificuldade para concluir os estudos. E 13,6% afirmam ter problemas para conciliar o trabalho com a escola.
A conclusão é de um levantamento realizado pelo Movimento Todos Pela Educação, que ouviu a opinião de 1.551 pessoas entre 15 e 19 anos sobre os professores, a participação social e a educação técnica.
Nesse sentido, a falta de recurso financeiro está mais atrelada a evasão de estudantes no ensino médio.
Um estudo do Instituto Unibanco do ano passado mostrou que quanto maior a renda, mais os estudantes avançam nos estudos: entre aqueles que concluíram o ensino médio na idade correta, a média de renda familiar por pessoa é R$ 885. Já entre os que não terminaram o ensino fundamental, a média cai para R$ 436.

Esse tipo de complicação é relativamente maior entre as pessoas do sexo feminino – 43,4% disseram que esse é o pior contratempo. Já entre os homens o percentual foi de 35,8%.
No recorte por turno escolar, o levantamento identificou que os estudantes do período noturno têm maior dificuldade para concluir os estudos (43,3%). Alunos do período vespertino somam 41,9% e matutino 35,7%.
Educação profissional e técnica
“O ensino médio é um desafio para os gestores públicos e o modelo tem, ao longo dos anos, dado sinais de esgotamento e incompatibilidade com o que os jovens estudantes querem ou esperam”, diz o relatório divulgado nesta semana.
No ano passado, o presidente Michel Temer (PMDB) sancionou um conjunto de novas diretrizes para o ensino médio via Medida Provisória  elaborada pelo Ministério da Educação.
A reforma flexibiliza o conteúdo que será ensinado aos alunos, permitindo que, a partir de uma base única nacional, o estudante escolha áreas de conhecimento para aprofundar seus estudos.
De acordo com a pesquisa realizada pelo Movimento Todos Pela Educação, 76,5% dos estudantes aprovariam a substituição de um terço das matérias do ensino médio por disciplinas técnicas a sua escolha, caso a carga horária diária da etapa fosse de 5 horas. A aceitação, segundo o estudo, é maior na região Nordeste (85,5%), e menor na região Sul do país (44,6%).
Apesar do interesse, metade dos alunos do ensino médio regular diz não conhecer nenhuma modalidade do ensino técnico profissionalizante – 95% deles gostariam de saber mais sobre essa modalidade de ensino, diz a pesquisa.
O que querem os estudantes
Para mais de 85% dos jovens estudantes do Brasil, a segurança é o aspecto mais relevante em uma escola de ensino médio. O segundo atributo mais importante para os jovens é a atenção dada aos estudantes deficientes – 83,1% tem essa opinião.
Questionados sobre as insatisfações em sala de aula, 54,6% dos estudantes classificaram as aulas de informática como insatisfatórias, o que, segundo a pesquisa, pode indicar fragilidades na preparação do docente para o uso de dispositivos eletrônicos como ferramentas de aprendizagem.
Qualidade da língua inglesa, ação em casos de bullying e o comprometimento dos alunos também foram listados como menos satisfatórios.
A pesquisa também mapeou o que os jovens esperam dos seus professores. Para 80,9% dos entrevistados, o atributo mais importante é que os docentes demonstrem paixão pela profissão.
A persistência em não desistir diante das dificuldades dos alunos, exigir comprometimento e ter foco na preparação para os vestibulares foram apontados em sequência, com 79,5%, 79,3% e 78,6%, respectivamente.

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