Via MDS
O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário iniciou nesta segunda-feira o lançamento do Criança Feliz nos estados. Durante todo o mês de março, o ministro Osmar Terra visitará as capitais para oficializar a adesão dos governos estaduais e municipais ao programa. O Amapá foi o primeiro estado a receber o lançamento. Além do ministro, o evento contou com a participação do secretário Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Halim Girade, do governador do Amapá, Waldez Góes, da primeira-dama, Marília Góes, além de prefeitos e deputados estaduais. Após a assinatura das adesões, o ministro Osmar Terra fez uma apresentação destacando as razões científicas e a importância do programa nos cuidados com a primeira infância. Terra afirmou que, cuidando do início da vida, o Criança Feliz vai transformar a realidade de milhões de brasileiros, ajudando muitas famílias a vencerem a pobreza.
Até agora, o governo estadual e as prefeituras de Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari e Cutias já aderiram ao Criança Feliz. Isso garante a transferência de recursos pelo governo federal e a formação dos profissionais. No mês de abril, os demais municípios terão uma nova oportunidade de adesão. Durante a cerimônia, tomou posse o comitê gestor estadual do programa, formado por representantes das secretarias estaduais da Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura e Justiça. O governador do Amapá, Waldez Góes, destacou que o Criança Feliz complementa as ações do estado e do governo federal para garantir um futuro melhor às crianças.
O programa terá como ponto central a visitação domiciliar. Técnicos capacitados irão até as casas das famílias para mostrar aos pais a maneira correta de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente, nos primeiros mil dias de vida da criança. Pesquisas mostram que é neste período que o cérebro se estrutura e que a maior parte das competências fundamentais para o ser humano se desenvolvem. Crianças bem cuidadas chegam à escola com melhores condições de aprendizado, estudam mais, são menos violentas e tem mais condições de vencer a pobreza. Serão acompanhadas as crianças beneficiárias do Bolsa Família e aquelas que recebem o Benefício de Prestação Continuada, o BPC. Segundo o secretário Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Halim Girade, pelos resultados que vai apresentar o
2.529 municípios, em todos os estados, já aderiram ao Criança Feliz. Para esta semana já estão confirmados os lançamentos estaduais do Criança Feliz na Paraíba, no Tocantins e em São Paulo.
Nenhum comentário :
Postar um comentário