O francês Bernard Andrieu e a brasileira Petrúcia Nóbrega lançam seus títulos na Cooperativa, no Centro de Convivência do Campus da UFRN, às 18h.
Livro 1 –
A Carta do Pai: sistema de reflexão côncava
A carta do pai existe? Devemos seguir a via do pai ou encontrar nossa própria voz? Através dessa enquete sobre três gerações, o pesquisador expõe os pontos sobre o mapa para definir o caminho que o conduzira da guerra à filosofia do corpo. Após o livro No corpo de minha mãe, A Carta do pai é um sistema de reflexão côncava, Nele, cada um encontrará como manter seu diário de corpo através das experiências sensoriais e encontros.
Autor: Bernard Andrieu
Professor da Universidade Paris Descartes, França
Coordenador do Laboratório de Pesquisa Techniques et Enjeux du Corps
Livro 2 - Corporeidades... inspirações merleaupontianas
Corporeidades... Inspirações merleau-pontianas não é só uma obra que, ao reunir o pensamento em ação durante mais de duas décadas de estudos, vai facilitar a pesquisa de outros estudiosos de temas merleau-pontianos. Se compreendemos a atitude filosófica como os antigos entendiam, a obra provoca movimento. Assim é, também, a vida, a modificação da própria subjetividade, que aqui está em questão. Com refinamento e coragem – características que não podem faltar nem na Filosofia nem na Dança –, a autora nos permite se imiscuir no movimento do seu pensamento. O leitor atento perceberá que ela se corrige, critica a si mesma e ao filósofo, dilata o uso dos conceitos por ele esculpidos para outros campos, enfim, não se cansa de ensaiar seus gestos – como se fosse uma dançarina de cujo espetáculo tomamos parte.
Autora: Petrucia Nóbrega
Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estesia- Corpo, fenomenologia e movimento
Nenhum comentário :
Postar um comentário