O Rio Grande do Norte está muito bem representado nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. No total, 40 potiguares estarão competindo e trabalhando nas Olimpíadas, cuja abertura acontece hoje (5), e também nas Paralimpíadas, com data de início no dia 7 de setembro. Os participantes estão distribuídos assim: doze atletas, onze árbitros, seis oficiais técnicos, quatro enfermeiros, três médicos, um fisioterapeuta, um massoterapeuta, um técnico e um guia de atletismo.
Entre as principais estrelas olímpicas está o nadador Marcos Macedo, 25 anos, de Natal, que treina no Fiat/Minas. Campeão mundial de Piscina Curta em Doha, no Catar, em 2014, na prova do 4x100m medley, Macedo está confiante na conquista da sua primeira medalha olímpica. "É uma honra representar o Rio Grande do Norte e o Brasil nas Olimpíadas e espero subir no pódio na minha especialidade, os 100m borboleta ou nos 4x100m medley", revelou. As baterias de natação começam a partir deste sábado (6).
O árbitro potiguar da Federação Internacional de Judô, Laedson Lopes, e a coordenadora técnica da Federação de Judô do Estado do Rio Grande do Norte (FJERN), Juliana Dal’Alva Augusto, já estão desde o dia 3 no Rio de Janeiro como integrantes da equipe de oficiais técnicos do judô. Pelo WhatsApp, Juliana não conseguiu descrever a emoção de estar participando dos Jogos Olímpicos do Rio. "Não sei explicar, é uma sensação única estar num lugar onde muitos também gostariam de estar. Mas o importante é dar minha contribuição como norte-rio-grandense e brasileira ao judô olímpico", disse ela, que permanecerá para as Paralimpíadas, juntando-se a outro potiguar, o presidente da FJERN, Tibério Maribondo.
Além dos oficiais técnicos do judô, a arbitragem potiguar estará representada pelo pessoal do atletismo. Foram onze árbitros convocados, um motivo de orgulho para a presidente da Federação Norte-rio-grandense de Atletismo (FNA), Magnólia Figueiredo. "Nosso atletismo estará nos Jogos do Rio com seus árbitros, um motivo de muito orgulho para todos nós", falou Magnólia. O professor da modalidade de Tênis de Mesa do Colégio Diocesano Santa Luzia, Mário Paz, também recebeu a carta do (Comitê Olímpico Brasileiro) COB para o cargo de Oficial Técnico Nacional e poderá atuar como árbitro.
A outra parte da delegação potiguar vai representar o Brasil nas Paralimpíadas, cujas disputas acontecem de 7 a 18 de setembro. No total, serão onze atletas, um técnico, um guia, quatro enfermeiros, três médicos, um fisioterapeuta e um massoterapeuta. Destaques para os experientes medalhistas paralímpicos Clodoaldo Silva, Edênia Garcia, Joana Neves e Rildene Fonseca, todos da natação, além de Terezinha Mulato (halterofilismo). A equipe ainda contará com os estreantes judocas Abner Nascimento, Artur Silva e Hallyson Boto, Ana Raquel (triatlon) e Thalita Simplício (atletismo). O time potiguar ainda terá Edjunior José do Bonfim, convocado para compor a seleção brasileira paralímpica de basquete de cadeira de rodas.
Para o Secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Canindé de França, o grande número de potiguares nos Jogos Olímpicos Rio 2016, deve-se ao esforço e potencial dos atletas e dos profissionais que trabalham em prol do esporte potiguar. "Esse quantitativo de norte-rio-grandenses que se expressa nas Olimpíadas e Paralimpíadas representa todo o esforço individual e o potencial de nossos atletas e profissionais que levam a sério o esporte, com destaque para o Estado que vem realizando um trabalho de fortalecimento do paradesporto escolar e paralímpico. Desejamos boa sorte a todos que irão competir e trabalhar, que façam o seu melhor e conquistem muitas medalhas para o Rio Grande do Norte e o Brasil", desejou.
POTIGUARES CONVOCADOS
ATLETAS
Marcos Macedo (Natação Olímpica)
Clodoaldo Silva (Natação Paralímpica)
Edênia Garcia (Natação Paralímpica)
Joana Neves (Natação Paralímpica)
Rildene Fonseca (Natação Paralímpica)
Edjunior José do Bonfim (Basquete de Cadeira de Rodas)
Abner Nascimento (Judô para Cegos)
Artur Silva (Judô para Cegos)
Hallyson Boto (judô para Cegos)
Thalita Simplicío (Atletismo Paralímpico)
Terezinha Mulato (halterofilismo)
Ana Raquel (Triatlon Paralímpico)
GUIA
Felipe Veloso (Atletismo Paralímpico)
TÉCNICO
Carlos Willians (Atletismo Paralímpico)
MÉDICOS
Roberto Vital
Leonardo Martins
Rodrigo Braga
FISIOTERAPEUTA
Adriano Ferreira
ENFERMEIROS
Adeílton Dantas
Alanu Lorena de Albuquerque
Francisca Marques da Silva
Isaak dos Santos Rocha
MASSOTERAPUTA
Wellinton José da Cruz
ÁRBITROS ATLETISMO
Allan Medeiros Pinheiro
Getúlio Lopes de Araújo
Jammerson Franks
João Batista de Medeiros
Dayvison Machado
Aquilles Costa Melo
Marcelo Nascimento
Penélope Nóbrega
Eliomar Câmara
Niedja Carvalho
Armando Lima
OFICIAL TÉCNICO
Laedson Lopes
Juliana Dal’Alva Augusto
Tibério Maribondo
Mário Paz de Sousa
Mikhael Cesar Costa de Araújo
Leonardo Diego da Silva Silveira
Nenhum comentário :
Postar um comentário