Fonte: http://educacao.uol.com.br/
Começo de ano tem sempre aquela
primeira – e muitas vezes única – reunião de pais na escola dos nossos filhos.
Encaixar essa reunião na correria do dia a dia não é tarefa fácil, e, para
piorar, os pais ficam, muitas vezes, com aquela pulga atrás da orelha: Será que
é mesmo importante ir à reunião de pais?
Para tentar minimizar essa dúvida,
consultei três educadoras. Adivinha o que elas dizem?
Sim! Esse contato no início do ano
letivo é fundamental. Mais do que isso, é a base para o engajamento entre
família e escola. Já o fato de ser única reunião em alguns casos é um
problema que vamos tratar em outro momento.
E elas apresentaram também uma porção
de coisas interessantes. Dentre elas, motivos bem convincentes para a gente
levar a sério esse primeiro momento do ano com a escola, alguns dos quais listo
abaixo:
Motivo 1: conhecer
o trabalho da escola
Susane Lancman, coordenadora do
ensino médio da Escola da Vila, em São Paulo, aponta que a reunião de pais:
§
antecipa aspectos do trabalho que precisam ser conhecidos, assim como os
objetivos e os conteúdos curriculares próprios daquele momento escolar;
§
traz os informes de planejamento organizacional e os grandes combinados;
§
aborda temas importantes para cada fase (exemplo: avaliação externa,
passagem de um segmento a outro, características da faixa etária);
§
e, principalmente, visa ampliar a confiança no trabalho desenvolvido
pela escola e favorecer a integração dos pais.
Motivo 2: mostrar
para as crianças que você valoriza a escola!
Cristina Silveira, psicanalista e
psicopedagoga, formadora da Escola de Pais, de Belo Horizonte, frisa que a
família precisa dessa aproximação com a escola, pois:
§
a obrigação de educar é, antes de mais nada, dos pais, que não podem se
ausentar, precisam participar!
§
é uma oportunidade para conhecer os valores que serão transmitidos a seu
filho e discuti-los;
§
quando vão à escola, os pais estão, ao mesmo tempo, mostrando para seu
filho a importância que dão a ela. Assim, ele percebe o encantamento e o
respeito dos pais pelo ambiente escolar, e se sente acolhido e valorizado. E,
consequentemente, ele também passa a valorizar mais a escola.
Motivo 3: reforçar
a aliança entre a família e a escola
Heather B. Weiss, diretora do Harvard
Family Research Project, nos Estados Unidos, reuniu pesquisas sobre o
engajamento da família na educação e apontou que a reunião de pais e mestres é
uma peça fundamental para a criação de uma relação de respeito entre família e
escola.
Mas, sozinha, ela não é suficiente!
Pais, mestres e comunidade (sim,
comunidade!) precisam criar uma estratégia conjunta de acompanhamento do desenvolvimento
e do progresso dos alunos, dividindo as responsabilidades, se comprometendo a
zelar por eles durante este longo caminho, e criando possibilidades e
experiências por toda a vida escolar. Uma comunicação regular e duradoura que
está mais para uma responsabilização conjunta.
Para resumir: a reunião de pais é a
base para a criação de um vínculo de confiança e respeito entre pais e
educadores. Vamos lá, então, conhecer os professores de nossos filhos e selar
esse primeiro pacto?
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