Fonte: www.revistaescola.abril.com.br
Resultados da
pesquisa confirmam mudança de perfil entre os que escolhem a docência. Maior
parte dos candidatos vem de famílias de baixa renda e pouca escolarização,
estudou em escola pública, trabalha para pagar a graduação e faz parte de um
grupo com fraco repertório cultural.
Diversos estudos recentes indicam que
está se consolidando um novo perfil de candidato à docência: mais empobrecido,
estudante de escola pública e com pequena bagagem cultural. As informações da
pesquisa Atratividade da Carreira Docente no Brasil confirmam esse panorama. Na sondagem
da FVC/FCC, apenas 31 dos 1.501 estudantes pesquisados desejam ser professor.
Alguns achados saltam aos olhos. Dos 31 alunos que querem ser professor, 27
(87% do total) são de escola pública. E a grande maioria, 24 (77%), é mulher.
Em relação à escolarização, a tendência é que, quanto maior o nível de instrução dos pais, menor a intenção de ser professor. Entre os que se declaram candidatos à docência, cerca de metade tem pai que chegou a cursar além do Ensino Fundamental. Entre os que não pretendem ser professor, esse percentual sobe para 68%. Os pais com Ensino Superior também são mais numerosos entre os que não querem atuar em sala de aula: 31%, contra 16% dos que escolheram a docência como profissão.
As estatísticas oficiais apontam na mesma direção. De acordo com dados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de Pedagogia, cerca de 80% cursaram o Ensino Médio em escola pública (68% só estudaram nesse tipo de instituição) e 92% são mulheres. Em termos socioeconômicos, 39% vêm de famílias com até três salários mínimos de renda mensal (a maioria, 50%, situa-se na faixa entre três e dez salários) e três em cada quatro trabalham (saiba mais no quadro da página seguinte).
Em relação à escolarização, a tendência é que, quanto maior o nível de instrução dos pais, menor a intenção de ser professor. Entre os que se declaram candidatos à docência, cerca de metade tem pai que chegou a cursar além do Ensino Fundamental. Entre os que não pretendem ser professor, esse percentual sobe para 68%. Os pais com Ensino Superior também são mais numerosos entre os que não querem atuar em sala de aula: 31%, contra 16% dos que escolheram a docência como profissão.
As estatísticas oficiais apontam na mesma direção. De acordo com dados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de Pedagogia, cerca de 80% cursaram o Ensino Médio em escola pública (68% só estudaram nesse tipo de instituição) e 92% são mulheres. Em termos socioeconômicos, 39% vêm de famílias com até três salários mínimos de renda mensal (a maioria, 50%, situa-se na faixa entre três e dez salários) e três em cada quatro trabalham (saiba mais no quadro da página seguinte).
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