quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Museu de Minérios do RN realiza exposição com mais de 100 peças de cerâmica

Com entrada gratuita, a mostra pode ser vista até o dia 25 de janeiro


O Museu de Minérios do Rio Grande do Norte realiza na próxima sexta-feira (04), às 9h, a abertura da exposição ‘Moldando o Barro com as Mãos’, com mais de 100 obras dos artistas potiguares José Santana, de São Gonçalo do Amarante, e do ex-aluno do campus, Franklin Lima.

A exposição ficará aberta ao público até o dia 25 de janeiro de 2016, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, na sede do museu, localizada no Campus Natal Central do IFRN, em Tirol. A mostra abordará as peças do “Rei do Barro”, José Santana, que, com seu artesanato, é reconhecido por projetar suas obras em cerâmica. Também estarão expostas peças de Franklin Lima, ex aluno e atual bolsista do museu.

O artesão coordena uma cooperativa em São Gonçalo do Amarante, onde faz sua produção ser conhecida em todo o Brasil. Algumas dessas cerâmicas estarão à venda durante a exposição, as quais são produzidas na cooperativa por um grupo de 40 mulheres. Além disso, os visitantes poderão apreciar outras peças do museu, que conta com um acervo de mais de 1800 pedras.


O Museu

O espaço é dedicado à guarda e exposição de 1.800 exemplares de minerais e rochas que, juntos, formam um mosaico das formações geológicas e da história de umas das mais tradicionais atividades econômicas do estado, a mineração.
O Museu de Minerais do Rio Grande do Norte é resultado de um convênio firmado entre a Petrobras, o então Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica  (CEFET-RN), e a sua fundação de apoio - a Funcern. O espaço ocupa uma área de 670,62 m², divididos em dois pavimentos, com oito ambientes internos. 


Nenhum comentário :

Postar um comentário