quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Anticoncepcional injetável: vantagens e desvantagens

segurando seringa
Desde que a mulher tornou-se dona do próprio corpo, o anticoncepcional é um grande aliado nesta luta. Rodeado de mitos e verdades, muita coisa mudou desde as décadas de 60 e 70. O maior mito é que o anticoncepcional engorda, porém pouco se sabe da relação do contraceptivo com o ganho de peso, o que acontece em maioria dos casos é a retenção de líquido devido ao processo hormonal, juntamente com a falta de exercícios físicos, considerando que cada biótipo físico responde de uma maneira o contraceptivo o mais indicado é procurar um médico para diagnosticar a melhor opção para seu organismo.


Como funciona o anticoncepcional injetável?
Possuindo várias versões, atualmente o queridinho da mulherada é o anticoncepcional injetável, tendo à mesma eficácia do tradicional em tabelas de comprimidinhos diários.

Receitado por um ginecologista a praticidade é enorme, com uma única dose  a injeção intramuscular, só se faz necessária uma nova aplicação dentre trinta ou até mesmo noventa dias.
O contraceptivo injetável mensal é produzido à base de hormônios combinados (estrógenos e progestágenos), e trimestral é feito à base de progesterona (acetato de medroxiprogesterona). Impedindo a ovulação durante o período fértil, fazendo com que não aconteça uma gravidez indesejada, o uso do medicamento também impede que hormônios engrossem o muco do colo do útero, impedindo a passagem dos espermatozoides.

Vantagens do anticoncepcional injetável

Temos como principais vantagens essa praticidade, devido ao esquecimento de muitas mulheres para a ingestão diária, para aquelas que têm problemas em ingerir comprimidos com freqüência além da diminuição ou extinção da famosa TPM  ( Tensão Pré  Menstrual), diminuição de cólicas, câncer de endométrio, no ovário, doenças mamárias, cistos e miomas uterinos e doenças inflamatórias pélvicas.
Mais sobre Anticoncepcional injetável: vantagens e desvantagens
Dentre a essas vantagens, o anticoncepcional injetável destaca-se ainda o combate à anemia, pois seu uso contínuo estimula a formação de glóbulos vermelhos.

Desvantagens do anticoncepcional injetável

Seu uso contínuo pode ocorrer alterações no fluxo do ciclo menstrual, dores de cabeça indesejáveis, corrimento em dias que antecedem o final do ciclo da injeção, a incerteza quanto à fertilidade já que o medicamento injetável libera doses diárias do medicamento sendo completamente imprevisível o dia fértil e a ovulação.
Segundo pesquisas o uso freqüente desse tipo de medicamento pode acarretar  infertilidade de seis meses a um ano.
É sempre bom lembrar que aliado ao contraceptivo é ideal utilizar o preservativo, que além de evitar a gravidez indesejada previne doenças sexualmente transmissíveis.

Um comentário :

Unknown disse...

Adorei o post! Sempre usei injetáveis como método contraceptivo. Meu médico indicou o Cyclofemina este mês. Encontrei muitas informações aqui http://cyclofemina.com.br/.

Postar um comentário