Iniciativa oferece a gestores educacionais e professores mais uma ferramenta para melhorar o planejamento das aulas e a aprendizagem dos alunos
O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, lançou nesta quinta-feira, 6 de agosto, a plataforma Devolutivas Pedagógicas, iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixieira (Inep), em parceria com a Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave) e o Todos Pela Educação (TPE), com apoio da Fundação Lemann, do Instituto Unibanco e do Itaú BBA. A cerimônia de lançamento ocorreu no auditório do Inep, em Brasília.
No site, professores e gestores têm acesso a itens da Prova Brasil/Saeb (saiba mais sobre a Prova Brasil) acompanhados de comentários pedagógicos e das respectivas estatísticas de aplicação. É possível saber, por exemplo, qual foi a porcentagem de alunos que respondeu corretamente a uma questão e quantos, por sua vez, optaram por um distrator (um distrator é uma alternativa incorreta, porém capaz de mostrar, por exemplo, que o raciocínio empregado pode decorrer de uma provável lacuna no ensino daquele conteúdo).
“Trata-se de um patrimônio público valioso que com a plataforma será colocado a serviço dos professores em sala de aula. Os dados empíricos de aplicação de cada questão fornecem informações valiosas sobre a aprendizagem dos alunos. Acreditamos que conectar professores e gestores com a Prova Brasil por meio das questões organizadas e contextualizadas pedagogicamente amplia o foco das avaliações externas da mera prestação de contas para a transformação da prática do professor”, afirma Alejandra Meraz Velasco, coordenadora-geral do TPE. O uso pedagógico dos resultados das avaliações é uma das bandeiras do TPE.
Para qualificar ainda mais a navegação, o site fornece a distribuição dos alunos (de uma escola ou de uma localidade) pelos níveis da escala de proficiência do Saeb, uma espécie de termômetro da aprendizagem. Ao consultar essa distribuição, um gestor ou um professor poderá observar quais itens correspondem aos níveis em que estão localizados os alunos e, com isso, saber quais habilidades já são dominadas pela turma e quais (imediatamente acima na escala) ainda precisam ser trabalhadas.
Além disso, é possível comparar a distribuição dos alunos de duas escolas ou localidades e também comparar a distribuição de uma escola com a de escolas similares (grupo de escolas da mesma microrregião e com mesmo nível socioeconômico).
Para o lançamento, foram comentados e cadastrados cerca de 500 itens de Matemática e Língua Portuguesa. O Inep pretende tornar rotina o cadastramento de itens na plataforma. Todas as questões que não serão mais utilizadas nas edições futuras das avaliações e, portanto, não precisam ser mantidas em sigilo, poderão ser comentados e cadastrados.
Para viabilizar a plataforma, o Inep contou com apoio técnico da Abave e mobilizou uma equipe de 24 especialistas das duas disciplinas, além de servidores do próprio instituto, que coordenaram a produção dos comentários pedagógicos.
Clique aqui para conhecer a fundamentação teórica e metodológica da produção dos comentários pedagógicos.
Clique aqui para conhecer a fundamentação teórica e metodológica da produção dos comentários pedagógicos.
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