Um estudo conduzido por pesquisadores das Universidades americanas do
Texas e de Louisiana mostra que a ausência dos celulares em sala de
aula melhora a performance dos alunos em até 6%. Entitulado Tecnologia, distração e o desempenho dos estudantes, o material verificou as notas dos alunos antes e depois da proibição dos aparelhos em algumas escolas inglesas.
Desde 2001, os pesquisadores coletam informações sobre o desempenho
dos estudantes nas escolas de Birmingham, Londres, Leicester e
Manchester. Depois, combinaram esses dados com as informações sobre o
desempenho dos jovens em exames ancionais externos.
Após a proibição dos dispositivos, os estudantes na faixa etária de
16 anos tiveram um desempenho 6,4% maior do que o desvio padrão. Isso,
na visão dos autores da pesquisa, corresponde à adição de uma hora a
mais de estudos na escola por semana.
Os estudiosos acreditam que os resultados da pesquisa podem ser
semelhantes nos Estados Unidos, onde 73% dos adlescentes possuem um
celular. Entretanto, fazem uma ressalva quanto às conclusões do estudo.
Excessões
“É importante notar que esses ganhos [nas notas] são proeminentes
entre aqueles que têm notas menores, e que mudanças na política que
permite celulares em escolas tem o potencial de exacerbar as
desigualdades de aprendizagem”, escreveram os pesquisadores em um artigo
no site The Conversation.
Eles afirmam que o banimento de celulares não teve nenhum efeito
entre os estudantes com notas maiores, e nem nos alunos na faixa etária
de 14 anos, que tendem a usar menos os dispositivos.
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