Com base no resultado de levantamento sobre os
planos de melhoria das operadoras de telefonia celular, a Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel) determinou que Claro, Oi, Tim e Vivo, além de CTBC,
Nextel e Sercomtel, melhorem seus indicadores de qualidade de rede em todos os
municípios brasileiros. O levantamento foi feito ao longo de dois anos e,
segundo a Anatel, nenhuma das operadoras cumpriu totalmente as metas prometidas
em 2012.
“A agência concluiu que houve cumprimento parcial
dos compromissos assumidos nos planos de melhoria e determinou a instauração de
procedimentos de apuração de descumprimento de obrigações, que podem resultar
em penalidades para as prestadoras”, informou a Anatel. Os indicadores de
qualidade de rede foram acompanhados pela agência reguladora nas 27 unidades da
federação, em suas capitais e nos municípios acima de 300 mil habitantes.
A Anatel estabeleceu prazos, em despachos
decisórios publicados hoje no Diário Oficial da União, para que os
resultados dos indicadores de acesso às redes de voz e de dados sejam
superiores a 85% e os de queda de voz e de dados, inferiores a 5%. Os
percentuais valem para todos os municípios onde pelo menos um deles esteja fora
dos parâmetros estabelecidos. Em 329 municípios atendidos por apenas uma
operadora, o prazo é até seis meses. Em 247 com duas operadoras, até nove
meses. Nos demais municípios atendidos por mais operadoras, 15 meses.
Além disso, a Anatel determinou que as operadoras
apresentem, no prazo de 60 dias, uma plano para o envio de mensagens SMS aos
usuários para informá-los sobre o ranking de qualidade de rede
disponibilizado pela agência desde 2013 para todos os 5.570 municípios na
página www.anatel.gov.br e no aplicativo
Anatel Serviço Móvel para iOS, Android e Windows Phone.
Os planos de melhoria foram apresentados pelas
operadoras após a Anatel suspender, em julho de 2012, a venda de chips
da Claro, Oi e TIM em vários estados, quando houve número expressivo de
reclamações dos clientes. Nos dois anos seguintes à aprovação dos planos, as
empresas reportaram investimentos de R$ 33 bilhões nas redes móveis,
principalmente em infraestrutura de acesso, núcleo e transporte.
Em relação às reclamações gerais, a agência
registrou redução de 9% na comparação entre julho de 2012 e agosto de 2014. TIM
e Vivo, no entanto, apresentaram aumento de 1% e 30%, respectivamente, nas
reclamações gerais. Claro, Oi, CTBC e Sercomtel tiveram, respectivamente, 21%,
23%, 2% e 43% de redução das queixas de seus serviços. As reclamações
relacionadas especificamente às redes registraram queda de 25%, na média
geral.
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