O prefeito João Maria e mais 15 prefeitos associados à AMSO - Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Oriental, juntamente com o vereador e presidente da câmara Nazareno Ulisses e os vereadores Antonio de Mariquinha e Gilvan de Emídio, participaram de uma reunião onde estiveram presentes os Ministros da Previdência Garibaldi Filho, os Deputados João Maia, Nelter Queiroz e Ezequiel, na tarde desta segunda-feira (10), em Currais Novos. Com a sede da AMSO lotada, com presenças de vereadores, prefeitos e imprensa, em pauta, a reunião presidida por Isaias Cabral discutiu: segurança pública, recursos hídricos, previdência própria e a problemática do abastecimento d'água no Seridó.
Delegado da polícia civil, Dr. Antonio Pinto
O Sr. Antônio Pinto, Delegado da Polícia Civil de Currais Novos, fez um breve relato sobre a situação calamitosa das polícias militar e civil na cidade: "Sem a delegacia de Currais Novos, qualquer pessoa presa em Cerro Corá e Lagoa Nova, tem que ser levado para Caicó. A Policia Civil de Currais Novos está minguando. Os meus superiores já me chamaram a atenção por eu falar isso, mas eu preciso falar. Meu pensamento é fortalecer a delegacia municipal de Currais Novos, sabemos que outras áreas também são prioridades, mas saibamos distinguir. Nossas delegacias estão abandonadas. Eu não tenho escrivão, faço o flagrante sozinho. Faltam policiais. eu faço trabalho de três policiais, pois nós temos 124 policiais em desvio de função. Não queremos uma delegacia de primeiro mundo, queremos o básico para poder trabalhar, pelo menos um computador e uma impressora. Essa situação em que vivemos é muito prejudicial ao município de Currais Novos, Lagoa Nova e Cerro Corá." Disse.
O prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha reconheceu a situação de calamidade da segurança pública e relatou algumas providências já tomadas, Tendo em vista a ausência de ações eficazes do governo estadual: "A prefeitura tem buscado soluções para atender essas necessidades básicas. Temos que dar nossa contribuição porque o estado não tem dado conta do custeio. Convidamos a CDL para também ajudar no custeio das policias militar e civil." Disse.
Entrando no assunto "seca", o deputado Ezequiel fez questão de dizer que a problemática é constantemente citada na Assembleia Legislativa: " Este tema tem sido pautado no dia a dia, temas que têm importunado o RN, como segurança pública e seca. Precisamos dizer a verdade, precisamos instalar os poços que estão perfurados, pois a adutora de engate rápido, ainda leva um longo para se concluir. Emergencialmente precisamos de mais perfuração e instalação, de mais poços imediatamente." Disse.
Continuando na pauta da seca, O deputado Nelter Queiroz, fez uma colocação interessante: "O governo federal poderia muito bem destinar perfuratrizes para o nordeste ao invés de máquinas "patrol" (motoniveladora), seria muito mais utilizada e poderia resolver muitos problemas de desabastecimentos." Disse.
O deputado federal João Maia, falou das dificuldades em relação a segurança pública e disse que para se realizar políticas públicas para a segurança, precisa-se primeiramente entender, de fato, a problemática: "Segurança não é política de governo, é política de estado. Temos que fazer a nossa parte, precisamos discutir o que é de fato "segurança pública". Segurança pública é uma questão nacional, mas , infelizmente no RN tem se tornado mais forte." Disse.
O Ministro da Previdência, Garibaldi Filho, foi o último a se pronunciar, criticou de leve o governo federal, no que diz respeito a segurança pública e propôs uma visita ao ministro da integração, em Brasília para ver possíveis soluções em relação aos recursos hídricos: "O próprio governo federal ainda não despertou em relação a segurança na Copa do Mundo ... Em relação aos recursos hídricos, eu quero me somar, e dizer que estou a disposição para irmos ao encontro daqueles que tem que tomar providências urgentes, no caso, o ministro da Integração." Disse.
Nenhum comentário :
Postar um comentário