sexta-feira, 7 de março de 2014

IDEMA constata dano ambiental na estrada de acesso ao complexo eólico de Calango 1, 2, 3,4 e 5.

 

A visita foi atendendo as reivindicações de moradores da comunidade de Baixa Grande, que estão sendo prejudicados pela poeira de pó de pedra existente na estrada.

 

DSCN0662Vereador Nazareno Ulisses e José Luiz ouvem  explicações de Nivaldo Gomes, fiscal do IDEMA.

Estiveram em Lagoa Nova, na tarde desta quinta feira (6), os Fiscais do IDEMA (Instituto de Defesa do Meio Ambiente), Nivaldo Gomes e Clélia Azevedo, o intuito da visita foi atendendo ao pedido da secretaria de meio ambiente para verificar a situação de infração ambiental na comunidade de Baixa Grande.

DSCN0668Anteriormente a comunidade se sentindo lesada e prejudicada pela empresa IBERDROLA, que construiu a estrada de acesso ao complexo eólico de Calango 1,2,34,e 5, comprometendo-se com a comunidade em revitalizar e providenciar a manutenção necessária,compromisso este não cumprido pela empresa, se reuniram com o presidente da câmara, Nazareno Ulisses, onde discutiram a gravidade da situação, deste encontro elaboram um documento que foi entregue ao secretário de meio ambiente, José Luiz, mostrando que o empreendimento está prejudicando a saúde das pessoas, animais e plantas que se localizam as margens da estrada que ao invés de ser aplicada uma camada asfáltica, aplicaram uma camada de pó de pedra.

DSCN0674

Vendo a gravidade da situação, José Luís elaborou um ofício que foi entregue no escritório da Neoenergia, solicitando uma resposta e estipulando um prazo para que a empresa se pronunciasse a respeito da situação. Infelizmente, a NEOENERGIA não se pronunciou a respeito do caso, não tendo contato com os representantes da NEOENERGIA, o secretário de meio ambiente acionou imediatamente o IDEMA. Constatada a infração ambiental, os ficais autuaram imediatamente a empresa, segundo eles, a estrada está fora de consonância com a liberação da licença ambiental, e que a comunidade de Baixa Grande pode aguardar a resposta dos órgãos de meio ambiente estadual e municipal.

Nenhum comentário :

Postar um comentário