sábado, 15 de fevereiro de 2014

Chuvas do Seridó


Da noite de quinta para o amanhecer de ontem, em meio  a relâmpagos e trovões (os relâmpagos foram vistos e saudados com alegria em Queimadas), correu a notícia de chuvas no Seridó, principalmente nos municípios de Ouro Branco e Caicó, riachos e rios descendo com água barrenta, entre eles o Barra Nova que vai bater no Itans. De repente  começou também a chover notícias nas tais redes sociais. Uma enchente. E mal o galo começou a cantar no terreiro, a notícia já estava nos primeiros noticiários das rádios locais. Há informações de chuvas de até 130 milímetros em vários sítios de Ouro Branco e  de 100 em Caicó, 95 em Florânia.

No boletim da Emparn os números são mais comedidos, porém  superanimadores. Na contagem oficial, Caicó 80 milímetros, Ouro Branco, 67, São Fernando, 39, Santana do Matos, 23, Florânia (Sitio Juriti), 20. Verdade que a Emparn não mantém pluviômetros em toda área rural desses municípios. Como acontece com a Funceme, no Ceará, que dispõem de uma rede perfeita cobrindo todo o  seu território. Um dia a Emparn vai seguir o exemplo da Funceme. Acredito que  no próximo Governo e  com a intervenção de São José. As notícias também dão conta de chuvas em Cruzeta (boa) e em Acari, fina.

Me chegaram ainda notícias de chuvas em Lagoa Nova, na lombada da Serra de Santana. Mas Fátima, que é de lá, não atendeu aos meus telefonemas. Aí fiquei torcendo que essa chuva de Lagoa Nova emendasse  com Cerro Corá, pois é ali onde nasce o Rio Potengi, que atravessa São Tomé, Barcelona, tira um fino em Lagoa de Velho para ser  barrado, mais lá embaixo, em São Paulo do Potengi: Barragem de Campo Grande, cujas águas estão no nível mais  raso de  sua história, tem ponto que se atravessa com água na canela. Queimadas, de onde se ver os relâmpagos que  “alumeiam” os céus do Seridó, tem muito a ver com São Paulo do Potengi que inspirou as adutoras milagrosas do Monsenhor Expedito. Em Queimadas passou ontem apenas um leblina. Mas tem chovido por lá, o pessoal muito esperançoso.

Mas a boletim de ontem da Emparn dá conta, também, de chuvas na região Oeste, onde vem chovendo (principalmente na “tromba”) há uma semana inteiriça. As chuvas de ontem foram mais na direção de Mossoró, começando por Alto do Rodrigues, 65 milímetros, Tibau, 50, Porto do Mangue 13, Campo Grande, 12, finas no Assu. Aqui, no Agreste, a chuva maior foi em Campo Redondo, já na divisa com o Seridó.

A previsão da Emparn para este final de semana no Rio Grande do Norte “é de ocorrências de pancadas de chuvas em todo o Estado, principalmente nas regiões Oeste e Litoral Leste”.

Nenhum comentário :

Postar um comentário