sábado, 15 de fevereiro de 2014

Águas do São Francisco sem data para chegar


 

A obra mais importante do Governo Federal no combate aos efeitos da seca no Nordeste corre o risco de atrasos no Rio Grande do Norte. Prevista para ser iniciada ano passado, a transposição do rio São Francisco no Estado está com data incerta para começar. A nova previsão do MI aponta  a abertura de licitação “para o primeiro semestre de 2014”.

O novo prazo é diferente do que foi anunciado, em fevereiro do ano passado, pelo então titular do MI, Fernando Bezerra Coelho. À época, Fernando disse que o edital seria lançado entre abril e maio daquele ano. O que não ocorreu. O Ministério, no entanto, mantém a previsão da chegada da águas do “Velho Chico” em terras potiguares no próximo ano.  O projeto de Integração do Rio São Francisco prevê duas entradas de água no Rio Grande do Norte. A primeira, pelo Eixo Norte, tem início em Cabrobó (PE) e segue até o reservatório Engenheiro Ávidos, em Cajazeira (PB), levando água e perenizando o rio Piranhas (PB), que transporta naturalmente água para o RN até a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu. Para ampliar esse abastecimento o MI prevê ainda a segunda entrada de água no estado, pelo Ramal do Apodi, que iniciará no reservatório Caiçara, na Paraíba, e seguirá até o reservatório de Angicos.

O Projeto de Integração do São Francisco é a maior obra de infraestrutura hídrica do país e figura entre as 50 maiores construções de infraestrutura em execução no mundo. A construção se destaca por executar mais de 470 quilômetros de obra linear. Atualmente, as obras do Projeto São Francisco empregam 8.700 trabalhadores. Com mais de 2.700 máquinas em funcionamento ao longo de todo o empreendimento.

Atualmente, as obras físicas apresentam 54,7% de execução total – sendo 53,9% no Eixo Norte e 55,9% no Eixo Leste. O MI prevê a contratação, até o final desde ano, de cerca de mil novos trabalhadores para reforçar as mais de cem frentes de serviço ao longo do empreendimento. As obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco deverão ser concluídas em 2015. Além disto, o Ministério prevê a execução de 100 quilômetros de canais em cada Eixo até dezembro deste ano.

Nenhum comentário :

Postar um comentário