domingo, 4 de março de 2012

MDA realiza Encontro Nacional de Ater para Mulheres

topo 

Nos dias 6 e 7 de março, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio de sua Diretoria de Política para Mulheres Rurais e Quilombolas (DPMR), realizará em Brasília a Conferência Nacional Temática de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para Mulheres. O evento é parte das atividades preparatórias para a I Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (1ª CNATER) e contará com a participação de cerca de 50 instituições de todos os estados.

A Ater para mulheres rurais busca fortalecer as organizações produtivas, promover a agroecologia e a produção de base ecológica e ampliar o acesso das mulheres às políticas públicas. Para isso trabalha com uma metodologia diferenciada de reconhecimento do trabalho realizado por elas. “De forma geral, é um trabalho invisível, não remunerado e considerado como improdutivo, mas, se olharmos para a realidade das trabalhadoras rurais, percebemos que o trabalho é produtivo, na medida em que a responsabilidade pela produção dos quintais agroecológicos e o cuidado dos animais são atividades tipicamente realizadas pelas mulheres”, analisa a coordenadora geral de Organização Produtiva e Comercialização da DPMR, Analine Specht.

O Encontro de Ater para Mulheres discutirá como ampliar as políticas públicas para as mulheres rurais. Será promovido um debate entre as trabalhadoras rurais que recebem Ater, representadas pelos movimentos sociais, e quem presta Ater, entidades prestadoras. “A ideia é que consigamos maior contribuição das mulheres para a realização da 1ª CNATER”, ressalta Analine.

Segundo a coordenadora, reconhecer o trabalho das mulheres, torná-lo mais produtivo além de ofertar horários adequados para que possam conciliar as atividades realizadas no âmbito familiar são algumas das particularidades dos projetos direcionados para as trabalhadoras rurais. “Outra importante contribuição nos nossos projetos é a oferta de serviço de recreação infantil, como as brinquedotecas, que permitem que as mulheres participem das atividades coletivas enquanto as crianças ficam nesses espaços”, acrescenta.

Dentre os temas abordados no encontro está a igualdade de gênero no processo de discussão das diretrizes, prioridades e estratégias que vão compor o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater) a partir dos princípios e objetivos da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), institucionalizada pela Lei de Ater (Lei 12.188/2010).

Os principais participantes do encontro são as representantes da Rede Temática de Ater para Mulheres, do Comitê de Políticas para as Mulheres do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), empresas públicas prestadoras de Ater, organizações não governamentais prestadoras de Ater e das Secretarias do MDA.

Serviço:

O quê: Encontro Nacional de Ater para Mulheres
Quando: 6 e 7 de março (terça-feira e quarta-feira)
Onde: Subsolo do Bloco A – Explanada dos Ministérios

Programação:

06 de março

9h: Abertura oficial
9h30: Painel de abertura: A Pnater e as Mulheres Rurais ( Andrea Butto – Diretora de Política para as Mulheres Rurais/MDA)
10h30: Debate
12h: Almoço
14h: Trabalhos em grupo a partir da apresentação dos 5 eixos do Documento Base Nacional da Cnater:
- Ater para o Desenvolvimento Rural Sustentável
- Ater para a Diversidade da Agricultura Familiar e a Redução das Desigualdades
- Ater e Políticas Públicas
- Gestão, financiamento, demanda e oferta de serviços de Ater
- Metodologia de Ater – Abordagens de Extensão Rural
18h: encerramento
07 de março

9h: apresentação dos trabalhos
12h: almoço
14h: Apresentação da programação do Dia 08 de Março

Nenhum comentário :

Postar um comentário