sábado, 18 de fevereiro de 2012



Fonte; Blog  da secretaria de Saúde de Lagoa Nova

Nesta última sexta - feira dia 10 de fevereiro de 2012, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, às 08h 00min,aconteceu uma importante reunião entre as equipes de Endemias,Vigilância Epidemiológica com o objetivo de discutir e definir estratégias efetivas de melhorar o atendimento aos casos suspeitos de dengue que eventualmente possa aparecer no município , já que as expectativas - segundo a Secretaria estadual não são boas para 2012. Apesar do município vir se mantendo como de baixo risco, estará atento neste ano, já que o cerco está se fechando com vários municípios vizinhos figuram no mapa da dengue como de alto risco, com índices de infestação acima do considerado normal , o que não é o caso de Lagoa Nova, que vêm mantenho um índice de infestação abaixo de 1%. 

Estiveram presentes coordenador de endemias, supervisores, agentes de saúde e de endemias , além das coordenadoras das equipes de Estratégia da Família as Enfermeiras da zona rural Wilma e Tarciana, esta coordenadora do Distrito Manoel Domingo e aquela da localidade Buraco de Lagoa. 

A pauta certamente como já foi dito, foi desenvolvida em torno da problemática da dengue, doença tida pela maioria das pessoas como doença simples , mas que na realidade constitui uma da piores mazelas da saúde pública, trazendo transtornos e riscos á saúde da população, podendo levar à morte. 

Na ocasião foram discutidos vários assuntos, dentre eles a questão da realização dos exames junto ao laboratório do hospital que deve ser prioritário, sendo ele solicitado pelo médico ou enfermeira, atendimento e acompanhamento adequado dos casos suspeitos, notificações etc. Além disso, também foi apresentado a dinâmica do trabalho de campo realizado atualmente pela equipe de endemias municipal, inclusive enfatizando que o município vem realizando, já alguns anos mais ciclos (visitas) do que o preconizado pelo programa de controle da dengue, que é de 6 ciclos anuais. Lagoa Nova realiza em média 11 ciclos anuais,por isso tem conseguido manter certa tranquilidade em relação a dengue. No entanto, o município recebe muitos visitantes e a qualquer momento poderá receber casos nas unidades de saúde, necessitando portanto estarem preparadas de forma adequada para os atendimentos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário