Em 2011, foram comercializados 15,4 milhões de aparelhos no país
Em 2011, o Brasil chegou à marca de 15,4 milhões de computadores
vendidos, número que, segundo a IDC Brasil, comprova a previsão de um
ano bastante aquecido, principalmente no que diz respeito à competição
entre os fabricantes.
De acordo com o estudo Brazil Quarterly PC Tracker, 55% dos
equipamentos são notebooks e netbooks e 45% são desktops. Deste total,
70% foram destinados ao segmento doméstico e 30% ao segmento
corporativo, que inclui governo e educação.
"As compras do segmento doméstico cresceram aproximadamente 20% em
relação ao ano de 2010. Já o corporativo teve crescimento de 10%,
desconsiderando governo e educação, que teve queda de 24%", afirma
Luciano Crippa, gerente de pesquisa da IDC Brasil.
Somente no último trimestre de 2011 foram vendidos 4,2 milhões de
computadores, sendo 40,8% desktops e 59,2 notebooks e netbooks. "O
quarto trimestre foi bom, porém poderia ter sido ainda melhor não fosse a
alta do dólar e dificuldade para a aquisição de HDs, devido às
enchentes na Tailândia", disse Crippa, que aponta crescimento de 10% no
último trimestre de 2011 em relação ao mesmo período de 2010.
No início de 2011, a IDC previa que o mercado chegaria à marca de
15,3 milhões de computadores. "Este foi um ano que consolidou o Brasil
na terceira posição do mercado mundial de computadores, ficando atrás
apenas de China e Estados Unidos.
Ainda de acordo com a pesquisa, as vendas de netbooks tiveram redução
de 18% em relação ao ano de 2010, principalmente por conta do
crescimento do mercado de tablets e de notebooks. "Grande parte dos
usuários que buscavam até então o netbook como um segundo computador,
para navegação na internet, já conseguiram compreender que o tablet pode
oferecer uma experiência de uso muito mais apropriada".
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