Dos 594 parlamentares, 37 participaram das sessões de debates nesta quinta
Apesar de o Carnaval já ter acabado, no Congresso Nacional o clima ainda é de feriado, pelo menos para os parlamentares. Nem o presidente da Câmara nem o do Senado marcaram sessões deliberativas para esta semana, sabendo que o quórum seria limitado. Por isso, deputados e senadores aproveitaram para esticar a folga e não compareceram aos plenários nesta quinta-feira (23). De acordo com a mesa diretora de cada casa, dos 594 parlamentares, somente 37, ou 6% do total, estiveram presentes.
Carnaval esvazia Congresso e adia votação do Funpresp
Na Câmara, estava marcada somente uma sessão de debates às 9h, que começou, de fato, às 14h e terminou uma hora e 23 minutos depois. Nesse período, estiveram presentes 25 deputados e somente 9 fizeram algum discurso. Quem presidiu a sessão foi o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), que sequer faz parte da Mesa Diretora oficial.
Mas essa não foi a única exceção do dia. De acordo com o regimento interno da casa, uma sessão só pode ser aberta pelo presidente quando estão presentes 51 dos 513 deputados federais.
Na prática, porém, esse artigo costuma ser relativizado quando os presentes concordam. Nesse caso, os parlamentares que estavam no plenário tinham interesse em discursar para suas bases eleitorais.
De acordo com a assessoria de imprensa da Câmara lembra que os deputados só levam falta e têm desconto no salário quando não comparecem a sessões deliberativas, ou seja, em que há votação.
Nenhum comentário :
Postar um comentário